emissão em direto

Município do Bombarral reedita obra de Augusto José Ramos

Com o objetivo de contribuir para a formação do conhecimento da identidade bombarralense, o Município do Bombarral reeditou a obra “Bombarral e seu Concelho – Subsidios para a sua história”, do autor bombarralense Augusto José Ramos.

Com o objetivo de contribuir para a formação do conhecimento da identidade bombarralense, o Município do Bombarral reeditou a obra “Bombarral e seu Concelho – Subsidios para a sua história”, do autor bombarralense Augusto José Ramos.

A apresentação aconteceu no passado sábado, no Salão Nobre dos Paços do Município, onde estiveram presentes a neta, bisneta e trineto do autor.

O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, considera que esta é uma forma de “projetar aqueles que nos antecederam e que tiveram um papel de relevo na comunidade bombarralense, evocando a sua memória”.

“É nossa intenção continuar nesta senda de reedições e novos lançamentos para que a memória coletiva do Bombarral não fique perdida”, disse o edil, destacando a importância de criar um centro documental do conhecimento do Bombarral, um acervo “essencial e fundamental” para mostrar às gerações futuras aquilo que o Bombarral foi e é atualmente.

Esta será a primeira obra de uma coleção que o Município irá lançar durante este ano, com o objetivo de divulgar a história e cultura locais. 

Originalmente publicada em 1939, numa edição da Tipografia Judicibus, “Bombarral e seu Concelho – Subsidios para a sua história”, foi a primeira publicação desta natureza sobre a história e cultura do Bombarral.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.