No dia 5 de outubro, dia em que se celebrou a Implantação da República em Portugal, decorreu a tomada de posse da Estrutura Federativa das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID) da Federação de Leiria. O evento, contou com a recondução de Cláudia Avelar como Presidente para o próximo biénio, um reflexo do notável trabalho que tem realizado à frente desta estrutura no distrito.
Ao lado de Cláudia Avelar, compõem a nova equipa Fátima Malesso Cardoso (Presidente da Concelhia do PS Marinha Grande), como vice-presidente, e Ana Ramos Sousa ( Vereadora do PS Óbidos), que assumiu a presidência da mesa da comissão política, acompanhada por Regina Piedade Matos (1ª secretária)Vereadora da Câmara Municipal da Nazaré e Sandrina Leal (2ª secretária) Professora do Ensino Superior e militante da concelhia de Leiria. Durante o evento, também foram eleitos o secretariado federativo composto por ilustres mulheres dos 16 Concelhos do Distrito. A tomada de posse da Estrutura Federativa das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID) da Federação de Leiria trouxe uma novidade: a criação do Conselho Consultivo, que foi apresentado e contará com mais de 50 personalidades das 16 concelhias do distrito e de âmbito nacional do PS. Este órgão será oficialmente empossado em data a agendar, num evento público. De salientar que todos os órgãos apresentados e empossados foram votados por unanimidade.
Este Conselho Consultivo, é composto de forma paritária, e será um órgão de consulta essencial para a implementação de estratégias e políticas de igualdade e defesa dos direitos das mulheres. Poderá integrar cidadãs e cidadãos sem vínculo partidário ao PS, aproveitando a vasta experiência pessoal e profissional dos seus membros para promover as melhores práticas no distrito de Leiria.
O evento foi abrilhantado pela presença da Vereadora da Câmara Municipal de Leiria, Catarina Louro, que, como Presidente cessante da Mesa da Comissão Política Distrital, iniciou os trabalhos e deu as boas-vindas aos participantes. Estiveram presentes, ainda, várias Coordenadoras Concelhias das MS -ID do Distrito, Pedrógão Grande, Nazaré, Óbidos, Marinha Grande, Leiria, Peniche e Caldas da Rainha, além de vários autarcas e presidentes de Concelhia do Partido Socialista (PS), cuja participação foi amplamente agradecida.
A Presidente da Estrutura Federativa das MS-ID de Leiria, Cláudia Avelar, proferiu um discurso emocionado e incisivo, destacando a importância do momento e os desafios futuros. Cláudia Avelar expressou a sua gratidão às mulheres socialistas do distrito e reiterou o compromisso de continuar a promover a igualdade de género e os direitos das mulheres, reforçando a participação ativa na vida pública e política.
No seu discurso, Cláudia Avelar sublinhou que os tempos atuais exigem uma atitude mais interventiva, especialmente após a derrota do PS nas últimas eleições legislativas. A Presidente frisou a necessidade de reforçar a confiança dos eleitores no distrito de Leiria e promover uma maior participação da sociedade, em especial dos jovens, nos assuntos políticos. “É necessário potenciar a diversidade de ideias e opiniões emanadas da sociedade civil como forma de despertar a vontade para a participação política”, afirmou.
A nova equipa da Estrutura Federativa das MS-ID de Leiria compromete-se a trabalhar para a promoção da igualdade de direitos entre homens e mulheres, fomentando uma intervenção paritária em todas as esferas da sociedade. A presidente sublinhou a relevância da modernização da estrutura para garantir a participação política das mulheres e enfrentar os desafios relacionados à discriminação de género e ao défice de liderança feminina.