emissão em direto

Nova exposição no Museu Nacional Resistência e Liberdade

O Museu Nacional Resistência e Liberdade (MNRL), em Peniche, inaugura no dia 19 de dezembro, às 15 horas, a exposição temporária “O Segredo de António Dias Lourenço”, assinalando o 70.º aniversário da fuga histórica de um dos resistentes ao regime.

No dia 19 de dezembro de 1954, António Dias Lourenço fugia da cela disciplinar da cadeia do Forte de Peniche, situada no Fortim Redondo, denominada “O Segredo”, evento que constituiu uma humilhação para a ditadura, mostrou a vulnerabilidade da cadeia de Peniche e a determinação dos resistentes.

António Dias Lourenço fez da sua vida uma luta incessante pela liberdade do povo português. Preso por duas vezes num total de 6.200 dias, e em ambas torturado, adotou “um ligeiro sorriso constante” para que os torturadores não lhe vissem o sofrimento.

Após o 25 de abril de 1974, desempenhou um papel interventivo na implementação da democracia, sendo deputado constituinte, deputado na Assembleia da República, membro do Comité Central do PCP e diretor do jornal “Avante!”. Continuou ativo até ao fim dos seus dias, atuando junto dos mais jovens para preservar a memória da resistência à ditadura.

Com a exposição “O Segredo de António Dias Lourenço” pretende-se contar a história de uma das mais audaciosas fugas das prisões fascistas e celebrar o exemplo de resistência de um dos mais destacados opositores ao regime.

A exposição pode ser visitada até 25 de março, de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 18h00.

Últimas Notícias

Nova lavandaria self-service com estacionamento à porta

Foi inaugurada na Avenida Dr. Vieira Pereira, n.º 7, em Santa Rita, nas Caldas da Rainha, uma nova lavandaria self-service denominada “Anselmo das Molas”. Este espaço, que aposta na tecnologia mais recente, oferece estacionamento próprio à porta, facilitando o acesso dos clientes.

Idosos celebram o natal num evento de convívio com 1500 participantes

A tradição voltou a cumprir-se no passado dia 11, com cerca de 1500 idosos das várias freguesias do concelho das Caldas da Rainha a participarem no almoço de convívio de natal na Expoeste. A Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) unem-se todos os anos para proporcionarem aos munícipes mais idosos uma refeição e um festejo de convívio, cientes de que para alguns esta é uma das poucas celebrações de natal que têm.

Caminhada aliou a prática desportiva à solidariedade

A Caminhada do PES (Projeto de Educação para a Saúde), promovida pela Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, reuniu mais de 900 alunos e docentes no dia 13 de dezembro, numa iniciativa que aliou a prática desportiva à solidariedade. Os participantes contribuíram com a doação de alimentos e brinquedos para a Ordem do Trevo, uma associação de solidariedade social que presta apoio a cerca de 70 famílias, abrangendo aproximadamente 350 pessoas.

2.ª Edição da Degustação de Bolachas Natalícias animou a Rua Leonel Sotto Mayor

No passado sábado decorreu no Centro Comercial da Rua Leonel Sotto Mayor, nas Caldas da Rainha, a 2.ª edição da Degustação de Bolachas Natalícias. O evento, que contou com a participação de cinco concorrentes, destacou-se pela criatividade e qualidade das propostas apresentadas, envolvendo a comunidade local num ambiente festivo e de celebração do espírito natalício.