emissão em direto

Oeste e Vale do Tejo assinam acordo de colaboração estratégica

Os territórios do Oeste e Vale do Tejo (que integram as Comunidades Intermunicipais do Oeste, da Lezíria do Tejo e do Médio Tejo) formalizam a sua colaboração estratégica com a assinatura do acordo para a Intervenção Integrada de Base Territorial do Oeste e Vale do Tejo (IIBT-OVT).

A cerimónia terá lugar nesta qiuinta-feira, 10 de abril, às 19h00, na sede da Comunidade Intermunicipal do Oeste, nas Caldas da Rainha. Esta iniciativa marca um compromisso conjunto para potenciar o desenvolvimento integrado, inteligente, sustentável e inclusivo deste território, colocando as pessoas no centro da governação.

Marcados pela riqueza da sua história, cultura e paisagens singulares, o Oeste e o Vale do Tejo reconhecem o seu potencial único para o crescimento económico e a necessidade de enfrentar desafios comuns de forma coordenada. A IIBT-OVT, fruto de um entendimento mútuo formalizado em dezembro de 2020, visa fortalecer as capacidades da administração pública e impulsionar um desenvolvimento territorial verdadeiramente sustentável.

Abrangendo um território com mais de 800 mil habitantes distribuídos por 34 concelhos, numa área de 9.481 km², e com um Produto Interno Bruto (PIB) per capita em crescimento, a região destaca-se pela sua forte vocação para os setores agrícola, logístico e das indústrias transformadoras. A estratégia integrada da IIBT-OVT procura potenciar as oportunidades únicas do território e responder aos desafios de forma eficaz e coordenada.

O Investimento Territorial Integrado (ITI) assume um papel central no Plano de Ação da IIBT-OVT, sendo um instrumento financeiro fundamental para operacionalizar as prioridades definidas para a região. O plano de ação estrutura-se em cinco agendas estratégicas interligadas: Uma região inovadora e competitiva; Uma região de excelência ambiental e patrimonial; Uma região digital e de inteligência territorial; Uma região de talento e capacitada; e Uma região coesa e conectada. Estas agendas são transversalmente orientadas por cinco dimensões temáticas: Pessoas, Empresas, Ecologia, Conectividade e Capacitação.

A assinatura deste acordo assinala um marco significativo para a região, na sequência da aprovação da nova Nomenclatura das Unidades Territoriais para fins Estatísticos (NUTII) pela Comissão Europeia e da sua entrada em vigor em janeiro de 2024.

O financiamento global de 23,5 milhões de euros, assegurado pelas Autoridades de Gestão dos Programas Regionais Centro2030 e Alentejo2030, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, permitirá dar início a um processo estratégico de construção de um território mais integrado, através do apoio a um Plano de Ação focado na integração digital de serviços e recursos, na valorização dos recursos do território comuns ligados à água, na mitigação e adaptação às alterações climáticas, mas também na atração de investimento, internacionalização, promoção do conhecimento, e consolidação do tecido empresarial.

Últimas Notícias

Pluralis discute Liberdade no Cadaval

A terceira sessão do Projeto Pluralis – Conectar Culturas, Conectar a Comunidade vai ter lugar a 26 de abril, a partir das 11h00, na Biblioteca Municipal do Cadaval.

Exposição GRAVE 4 no CCC

Foi inaugurada a 12 de abril, na Galeria de Exposições do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a Mostra Coletiva de Arte Visual GRAVE 4.

José Viegas é o primeiro entrevistado da nova rubrica mensal “Gente com História”

O Jornal das Caldas dá início a uma nova rubrica que pretende dar destaque a pessoas que, de forma discreta ou visível, contribuem para a nossa comunidade e fazem realmente a diferença.
Em “Gente com História” vamos dar a conhecer quem são estas pessoas, o que fazem no dia-a-dia e o que as move. Queremos ir além dos títulos ou cargos e mostrar o lado mais humano e verdadeiro de quem dedica tempo, talento ou energia a melhorar a vida dos outros.
Uma vez por mês, vamos conversar com cidadãos de diferentes áreas – da cultura à educação, da saúde ao desporto, da solidariedade à inovação – sempre com a mesma missão: dar voz a quem merece ser ouvido.
Porque a região Oeste é feita de pessoas. E são as pessoas que fazem a diferença.

Consultora procura imóveis para promoção em grandes feiras mundiais

A consultora imobiliária da RE/MAX – Vantagem Platina, Lília Romão leva imóveis portugueses ao mundo e procura novas casas para apresentar nas maiores feiras internacionais.
Com presença garantida em eventos de prestígio em cidades como Nova Iorque, Dubai e Londres, a consultora imobiliária está à procura de novos imóveis para apresentar a compradores estrangeiros interessados em viver ou investir em Portugal.
Lília Romão tem vindo a destacar-se pela sua forte aposta no mercado internacional, promovendo imóveis portugueses e conquistando a atenção de investidores e compradores de várias nacionalidades.
Em entrevista ao JORNAL DAS CALDAS partilhou os pontos altos da sua atividade e lançou um apelo direto a proprietários e empreiteiros: este é o momento ideal para dar visibilidade global aos seus imóveis.