emissão em direto

Padaria Mexia é o novo negócio na Rua Alexandre Herculano

Miguel Mexia é o dono da padaria de fermentação natural que abriu na Rua Alexandre Herculano, nas Caldas da Rainha.

Miguel Mexia é o dono da padaria de fermentação natural que abriu na Rua Alexandre Herculano, nas Caldas da Rainha.

Tem 30 anos e vem do Alentejo. Estudou engenharia informática, mas rapidamente percebeu que aquele não era o caminho a seguir. Trabalhou em promoção de eventos, o que, no seu entender, “tem um prazo de validade”.

Em Lisboa era mais caro abrir um negócio que segundo o dono já estava em evolução: “Já existem muitas padarias de fermentação natural em Lisboa e na vila de Pavia [Alentejo] não havia pessoas suficientes que justificassem a abertura de uma padaria”.

Quando era mais novo amassava pão em casa e pensou que talvez este fosse exatamente o negócio certo para investir: “Na altura da pandemia muita gente em casa começou a fazer pão e eu também”, contou Miguel Mexia.

Com a ajuda de um amigo das Caldas da Rainha descobriu o espaço na Rua Alexandre Herculano e decidiu ficar com ele: “Esteve em obras durante um ano e durante esse tempo eu dediquei-me a explorar a arte da fermentação natural e aperfeiçoar a técnica”.

A fermentação natural é um processo onde a farinha e água se juntam numa cultura de microorganismos, que se alimentam dos açúcares presentes na farinha e em troca produzem dióxido de carbono que leva ao crescimento da massa.

O padeiro acorda às três da manhã para cozer o pão. “A loja abre às oito da manhã e as pessoas escolhem o pão consoante o que eu tenho em exposição”, referiu.

Diariamente apresenta pão de trigo, bolinha de trigo, pão de trigo e sementes e bolinha de trigo e sementes, tanto em formato grande como bolas individuais.

De quarta a sábado a Padaria Mexia serve várias especialidades diárias. “Já tivemos brioche simples, brioche com chocolate, foccacia de alecrim e foccacia de alecrim e chocolate”, revelou.

A divulgação dos produtos é feita através do Instagram @padaria.mexia.

A padaria Mexia abriu oficialmente no dia 27 de março, após uma degustação no dia 23. O horário é das 08h00 às 14h00, de quarta a sábado.

Últimas Notícias

Teatro da Rainha encerra temporada

O Teatro da Rainha vai encerrar a temporada de 2024 no dia 14 de novembro, às 15h00, na Sala-Estúdio, com o colóquio “Teatro, Espaço Vazio e Democracia”, dedicado ao tema “Novas Dramaturgias: o processo de 4 autores à procura de voz”.

Conferência espírita

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha vai levar a cabo, no dia 13 de dezembro, às 21h00, uma conferência espírita subordinada ao tema “Casamento e divórcio”, com Catarina Fernandes.

“Óbidos + Saúde” tenta combater falta de médicos

Com 82% da população ainda sem médico de família, o Município de Óbidos prepara-se para estender o “Óbidos + Saúde” para 2025, na sequência da forte adesão ao plano lançado no início do ano e que surge em complemento ao Serviço Nacional de Saúde. Neste momento, o concelho dispõe apenas de um dos sete médicos de família de que necessita, razão pela qual o executivo municipal decidiu avançar com este plano de saúde, que foi subscrito gratuitamente, até ao final de outubro, por 5931 cidadãos recenseados em Óbidos.

Pimpões asseguram manutenção na 2.ª Divisão

As Piscinas Municipais de Santo António dos Cavaleiros foram o cenário do Campeonato Nacional de Clubes da 2.ª Divisão, que decorreu nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, reunindo 449 nadadores de 37 equipas. Pela segunda vez na sua história, os Pimpões marcaram presença com as equipas Absoluta Masculina e Absoluta Feminina e ambas as formações garantiram a manutenção neste escalão.

Pimpões no Torneio de Técnicas Alternadas

As Piscinas Municipais de Leiria receberam o Torneio de Técnicas Alternadas, dedicado ao escalão de cadetes. O evento contou com a participação de 13 clubes e um total de 290 jovens nadadores. Os Pimpões marcaram presença com uma delegação de 35 atletas.