emissão em direto

“Palestina Livre” juntou dezenas de caldenses

Dezenas de pessoas participaram numa vigília pela situação que se vive na Palestina, ao princípio da noite de 3 de fevereiro, depois de se terem reunido na Casa dos Barcos, no Parque D. Carlos I, para discutir o tema.

Dezenas de pessoas participaram numa vigília pela situação que se vive na Palestina, ao princípio da noite de 3 de fevereiro, depois de se terem reunido na Casa dos Barcos, no Parque D. Carlos I, para discutir o tema.

A tarde começou com a projeção do documentário “5 broken Cameras”, crónica de um agricultor palestiniano sobre a sua resistência não violenta às ações do exército israelita.

O filme conta a história de Emad Burnat, um agricultor palestino que vive em Bil’in (Cisjordânia) e que comprou uma câmara em 2005 para acompanhar o crescimento de seu filho Gibreel. É nessa altura que o exército israelita constrói uma barreira entre Bil’in e um colonato judaico. As gravações da família passam a documentar os protestos dos moradores da região palestina contra o bloqueio. O título é relativo às cinco câmaras que foram destruídas pelos israelitas.

No final do documentário, e com algumas lágrimas, foi debatida a situação que se vive atualmente naquele território.

Filipa Silva, da organização, explicou que quis trazer para as Caldas da Rainha uma ação como as que tem participado noutros locais do país.

Foi também divulgado o guia do movimento “Boicote, Desinvestimento e Sanções” (bdsmovement.net/pt), onde estão as marcas, artistas e outras entidades em que é feito o apelo de boicote por apoiarem Israel.

O evento, dedicado ao tema Palestina Livre, foi promovido por quatro coletivos das Caldas da Rainha (Caldas Regenera, Casa da Mãe Joana, CoopCASA e Cineclube de Caldas da Rainha).

Últimas Notícias

Escolas reabilitadas

A Câmara Municipal do Bombarral tem vindo a realizar trabalhos de reabilitação e requalificação em vários estabelecimentos escolares do concelho.

Cortejo de Reis e prémios no encerramento do natal em Atouguia da Baleia

O Grande Cortejo dos Reis Magos de Atouguia da Baleia, adiado pelo mau tempo que se fez sentir no país a 5 de janeiro, teve lugar no dia seguinte, Dia de Reis. Os três Reis Magos chegaram à vila de Atouguia da Baleia para encerrar, com chave de ouro, incenso e mirra, as iniciativas natalícias promovidas pela Junta de Freguesia.

Romaria de Santo Antão para comer e fazer promessas

A Romaria de Santo Antão, em Óbidos, realiza-se no dia 17 de janeiro, como manda a tradição. Este evento, que combina devoção religiosa com momentos de confraternização, reúne anualmente milhares de participantes. É uma celebração que integra o Feriado Municipal de Óbidos, marcada por alegria, partilha e costumes únicos.