“Palestina Livre” juntou dezenas de caldenses

Dezenas de pessoas participaram numa vigília pela situação que se vive na Palestina, ao princípio da noite de 3 de fevereiro, depois de se terem reunido na Casa dos Barcos, no Parque D. Carlos I, para discutir o tema.

Dezenas de pessoas participaram numa vigília pela situação que se vive na Palestina, ao princípio da noite de 3 de fevereiro, depois de se terem reunido na Casa dos Barcos, no Parque D. Carlos I, para discutir o tema.

A tarde começou com a projeção do documentário “5 broken Cameras”, crónica de um agricultor palestiniano sobre a sua resistência não violenta às ações do exército israelita.

O filme conta a história de Emad Burnat, um agricultor palestino que vive em Bil’in (Cisjordânia) e que comprou uma câmara em 2005 para acompanhar o crescimento de seu filho Gibreel. É nessa altura que o exército israelita constrói uma barreira entre Bil’in e um colonato judaico. As gravações da família passam a documentar os protestos dos moradores da região palestina contra o bloqueio. O título é relativo às cinco câmaras que foram destruídas pelos israelitas.

No final do documentário, e com algumas lágrimas, foi debatida a situação que se vive atualmente naquele território.

Filipa Silva, da organização, explicou que quis trazer para as Caldas da Rainha uma ação como as que tem participado noutros locais do país.

Foi também divulgado o guia do movimento “Boicote, Desinvestimento e Sanções” (bdsmovement.net/pt), onde estão as marcas, artistas e outras entidades em que é feito o apelo de boicote por apoiarem Israel.

O evento, dedicado ao tema Palestina Livre, foi promovido por quatro coletivos das Caldas da Rainha (Caldas Regenera, Casa da Mãe Joana, CoopCASA e Cineclube de Caldas da Rainha).

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.