Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

No domingo, o I Festival de Papagaios Gigantes animou a Foz do Arelho. A iniciativa incluiu uma exposição de papagaios estáticos gigantes na avenida do mar, um workshop de construção de papagaios de papel e uma exposição de papagaios luminosos.

De todas as formas e tamanhos, fascinaram miúdos e graúdos, num espetáculo de grande beleza, sobretudo quando o evento permitiu que pudessem ser mostrados no ar. Até houve lançamento de rebuçados.

A Associação Cabeças no Ar Te, convidada para dinamizar o evento, disse ter recebido da parte dos visitantes “um enorme carinho e testemunhámos a alegria dos mais pequenos que se deliciaram com os nossos papagaios”.

O evento esteve inserido no Festival da Lagoa, que entre 12 e 25 de abril está de volta à Foz do Arelho e ao Nadadouro.

Nesta 2ª edição, além de poderem saborear a gastronomia da Lagoa nos restaurantes e bares locais, em pratos como amêijoas da Lagoa, enguias fritas, ensopado de enguias, berbigão da Lagoa, empanadas da Lagoa, caldinho da Lagoa, chocos da Lagoa grelhados, chocos fritos da Lagoa e outros, e bebidas como cocktail Ginbassa ou shot A Lagoa, os visitantes podem ainda contar com atividades desportivas, musicais e culturais, com a envolvência da Lagoa de Óbidos.

No Largo do Coreto, na Foz do Arelho, realizou-se na noite de dia 12 o concerto Twomates. No dia seguinte houve aulas de vela catamarã, pela Escola de Vela da Lagoa, uma aula de yoga na margem da Lagoa, pela Praña Lagoon, uma aula de qigong, tao yin, yoga e treino de bem-estar, no cais palafítico do Nadadouro, por Milena Dishovska, uma experiência de yoga oceânico, por Katya Antoni, na praia da Lagoa, uma exposição e workshop de pintura, pela Cultartis, e um workshop de dança, pela RiSa Dance School, no cais da praia.

Até dia 25 decorre uma série de atividades, como um passeio interpretativo de kayak, pela Intertidal (dia 16), um workshop de pintura de caneca ou tigela temática do mar, por Mariana Sampaio, no Museu Dr. Jaime Umbelino (dia 19, 14h30), aula de condição física e yoga, pela Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha, no cais da praia (dia 19, 19h00) e atuação do Rancho Folclórico Esperança na Juventude pelas ruas do Nadadouro (dia 19, 21h00).

No dia 20, às 08h00, tem lugar uma aula de alongamento, na praia da Lagoa, às 10h00 haverá aula de vela catamarã pela Escola de Vela da Lagoa, às 10h30 aula de yoga em frente ao Pranã Lagoon, às 13h00 aula de qigong, tao yin, yoga e treino de bem-estar, no cais palafítico do Nadadouro, por Milena Dishovska, e às 14h00 experiência de yoga oceânico, por Katya Antoni, na praia da Lagoa.

No dia 21, pelas 10h00, realiza-se uma aula de aikido e outras artes de movimento suave, no cais da Foz do Arelho, por Nishi No Michi, às 13h00 uma aula de qigong, tao yin, yoga e treino de bem-estar, no cais palafítico do Nadadouro, por Milena Dishovska, às 14h30 um workshop de cerâmica com azulejos de relevo e musgado, por Mariana Sampaio, no Museu Dr. Jaime Umbelino, e às 18h30 uma aula de pilates, no cais palafítico da Lagoa.

No dia 23, pelas 14h30, a Intertidal dinamiza stand up paddle, a partir do cais da Foz.

A maioria das atividades é gratuita.

O 2º Festival da Lagoa é organizado pelo Município de Caldas da Rainha, com o apoio das Juntas de Freguesia da Foz do Arelho e do Nadadouro, ACCCRO (Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste) e Associação de Bares de Praia da Foz do Arelho.

Open Day do Centro Náutico

Outro dos momentos vividos no passado sábado foi o Open Day do Centro Náutico na Foz do Arelho. Entre as 10h00 e as 13h00, a Escola Municipal de Desportos Náuticos, que está a nascer, proporcionou experiências em três modalidades – stand-up paddle, remo e canoagem – em colaboração com a Federação Portuguesa de Remo e a Federação Portuguesa de Canoagem.

Tendo como local de concentração o cais da Lagoa, dezenas de pessoas participaram na iniciativa.

A Escola Municipal de Desportos Náuticos pretende dinamizar formação nestas três modalidades, lançando um calendário de atividades náuticas em que a população se poderá inscrever. Paralelamente, o Município de Caldas da Rainha está a promover que todas as crianças do 4º ano das escolas públicas do concelho tenham a possibilidade de um momento de experimentação e a apoiar o Centro de Formação Desportiva do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas Raul Proença, dinamizado pela professora Sandra Amaral, que tem atraído à Foz do Arelho várias escolas do concelho e região.

No fim-de-semana decorreu também a feira de artesanato (Mercadinho na Praia) no Cais da Foz do Arelho.

Últimas Notícias

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.