emissão em direto

Passageiro de cruzeiro resgatado após princípio de enfarte

Um homem, de 74 anos, que se encontrava a bordo de um navio de passageiros a 20 milhas náuticas, equivalente a 37 quilómetros, a noroeste de Peniche, sofreu um princípio de enfarte agudo do miocárdio (ataque cardíaco) e teve de ser resgatado para terra, de modo a ser hospitalizado.

Um homem, de 74 anos, que se encontrava a bordo de um navio de passageiros a 20 milhas náuticas, equivalente a 37 quilómetros, a noroeste de Peniche, sofreu um princípio de enfarte agudo do miocárdio (ataque cardíaco) e teve de ser resgatado para terra, de modo a ser hospitalizado.

O caso passou-se na noite de 16 para 17 de outubro, no navio de cruzeiros Ventura, que contactou o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, da Marinha Portuguesa, para desencadear os meios necessários.

Após avaliação do doente, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar determinou a evacuação médica urgente.

A operação decorreu em coordenação com a Força Aérea Portuguesa, que para o efeito, empenhou um helicóptero EH-101 Merlin para resgatar a vítima, dando resposta à emergência médica,

A Esquadra 751 – “Pumas”, sediada na Base Aérea n.º 6, no Montijo, percorreu 106 quilómetros para chegar até à embarcação,

Face ao quadro clínico, ainda antes do doente ser resgatado pelo recuperador-salvador, um enfermeiro militar do Núcleo de Evacuações Aeromédicas da Força Aérea desceu até à embarcação. Só depois de reunidas todas as condições, foi efetuado o resgate vertical para o interior do helicóptero, que aterrou na base aérea do Montijo pelas duas da manhã.

O doente foi então encaminhado para unidade hospitalar por uma ambulância do INEM.

O navio Ventura partiu de Southampton, na Inglaterra, no dia 5 de outubro, para um cruzeiro de 14 noites, com 3045 passageiros, sobretudo britânicos, e 1138 tripulantes a bordo. Fez escala no Funchal, La Palma, Tenerife, Grã-Canária, Lanzarote, Cadiz e Lisboa, de onde saiu no dia 16 para terminar a viagem no porto inicial a 19 de outubro.

Com 289 metros de comprimento e 36 metros de largura, esta embarcação tem capacidade para transportar, no máximo, 3597 passageiros e 1230 tripulantes.

Detida pelo operador britânico P&O Cruises, é um dos maiores navios de cruzeiro a navegar pelo continente europeu. Hasteia a bandeira das ilhas Bermudas, território britânico ultramarino.

Últimas Notícias

Decisão camarária de remover Quiosque Bernardino motiva indignação e petição a favor da manutenção

O Quiosque Bernardino, no topo da Praça da Fruta, funcionou durante quase meio século e em julho o proprietário entendeu ser a altura do negócio chegar ao fim, depois uma vida intensa de trabalho. O que não esperava era que a Câmara das Caldas da Rainha pretendesse que retirasse o quiosque do local. A autarquia justificou com a proximidade da Ermida de São Sebastião, considerada de interesse público nacional, e com a possibilidade de requalificar o espaço envolvente. Uma petição pública a favor da manutenção do quiosque pode entretanto ser assinada na internet.