emissão em direto

Politécnico investiga alegadas irregularidades na atribuição de bolsas Erasmus

O Politécnico de Leiria está a investigar alegadas irregularidades na atribuição de bolsas do programa Erasmus na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, disse à agência Lusa o presidente do instituto. “Confirmo que foi detetada uma irregularidade no verão passado”, afirmou Carlos Rabadão.

A situação foi descoberta num “procedimento de rotina dos serviços financeiros”. “Andamos numa fase de sistematização, alteração dos procedimentos e detetou-se que havia qualquer coisa que não estava a bater certo e analisámos, nomeámos uma comissão de investigação interna, que está a fazer o trabalho”, explicou o presidente.

Este responsável adiantou que as suspeitas foram comunicadas “ao Ministério Público na mesma altura”, sendo que a pessoa envolvida nesse procedimento que suscitou dúvidas “foi afastada de funções”. Questionado sobre o valor das alegadas irregularidades, o presidente do Politécnico de Leiria referiu que a comissão interna ainda não terminou o trabalho. “A comissão começou a trabalhar em agosto, tem estado a ouvir muitas pessoas, a analisar processos de vários anos, para perceber se isto foi uma situação esporádica ou se tem impacto para trás”, declarou, esclarecendo que só quando a comissão fechar o processo – o que deve acontecer este mês – é que vai ser possível “quantificar, exatamente, qual foi – se é que foi – o valor dessas irregularidades, estes pagamentos indevidos”.

Ainda segundo Carlos Rabadão, o que desencadeou este processo “foi uma irregularidade relacionada com um pagamento que não foi confirmado por uma estudante na altura”, sendo que estão a ser auditados “todos os processos de mobilidade que se verificaram nos últimos dez anos”. “Mas este caso que espoletou a situação foi de alguma inconformidade entre o que está registado no sistema e o que a estudante nos disse, mas temos de ouvir as duas partes e perceber o que é que, efetivamente, aconteceu”, o trabalho que está a ser feito pela comissão de investigação, indicou.

O programa Erasmus foi entretanto informado, tendo em conta “esta fuga de informação para a comunicação social”.

Últimas Notícias

Território da freguesia de Ferrel foi corrigido

Durante mais de uma década, entre 2014 e 2025, a Junta de Freguesia de Ferrel, no concelho de Peniche, desenvolveu esforços no sentido de corrigir o que considerava ser “uma incongruência” que afeta os limites administrativos entre esta e a vizinha freguesia de Atouguia da Baleia. Com a publicação da Lei n.º 2/2025, de 6 de janeiro, que procede à alteração dos limites territoriais, a situação foi corrigida.

Morte de diabético no hospital levanta dúvidas à família

A família de um homem de 44 anos, de nacionalidade brasileira, que morreu no hospital das Caldas da Rainha a 27 de janeiro, suspeita de negligência médica, depois de lhe terem sido administrados medicamentos e injeções que alegadamente seriam incompatíveis com o problema da diabetes que sofria. O resultado da autópsia é aguardado pela administração hospitalar, que sustenta não ter havido má prática, e entretanto decorre uma campanha de angariação de fundos para transladar o corpo para o Brasil.

Tiago Batista regressou às Caldas para expor no CCC

Foi inaugurada a 1 de fevereiro, no Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha, a exposição “Febre Contínua”, do artista plástico Tiago Batista, a qual inicia uma parceria entre o CCC e a Galeria Zé dos Bois (ZDB).