emissão em direto

Primeira Bandeira Azul do país vai ser hasteada na Foz do Arelho

A primeira Bandeira Azul no país em praia costeira vai ser hasteada este ano na Foz do Arelho - praia do mar, no dia 1 de junho.

A primeira Bandeira Azul no país em praia costeira vai ser hasteada este ano na Foz do Arelho – praia do mar, no dia 1 de junho.

É um dos dois locais galardoados no concelho das Caldas da Rainha, sendo o outro igualmente na Foz do Arelho – praia da lagoa.

Em Óbidos foram atribuídas no Bom Sucesso e no Rei do Cortiço. Peniche terá bandeiras no Baleal Norte, Baleal, Sul, Gâmboa, Medão-Supertubos, Consolação, Cova da Alfarroba e São Bernardino.

Em Alcobaça foram distinguidas as praias de São Martinho do Porto e de Paredes de Vitória.

Na Nazaré, para além da praia da vila, receberá a Bandeira Azul a Praia do Salgado. A lista inclui três embarcações de ecoturismo da Nazaré (Argus, Bennu e Roaz).

O concelho com mais bandeiras é o de Torres Vedras, com doze: Azul, Centro (Santa Cruz), Física (Santa Cruz), Formosa, Foz do Sizandro – Mar, Mirante (Santa Cruz), Navio, Pisão (Santa Cruz), Porto Novo, Santa Helena, Santa Rita Norte e Santa Rita Sul.

No concelho da Lourinhã, as praias contempladas são Areal Sul, Areia Branca, Areia Branca – Foz e Porto Dinheiro.

Trata-se de um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente, distinguindo o esforço das entidades que trabalham no sentido de tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, e elevando a consciencialização dos cidadãos em geral e dos decisores em particular para a necessidade de se proteger o ambiente.

Há quatro pontos essenciais para obtenção do galardão: qualidade da água e espaço (ordenamento), segurança e serviços, vigilância e sensibilização das pessoas (educação ambiental).

O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.

Últimas Notícias

280 mil euros indemnizam mortes de casal espanhol em praia de Peniche

As famílias de um casal espanhol que morreu na derrocada de uma arriba na Praia da Almagreira, em Peniche, a 4 de agosto de 2005, quando se encontrava de férias em Portugal em viagem de lua de mel antecipada, pois ia oficializar a vida em união de facto quando regressasse ao seu país, vão receber a título de indemnização 140 mil euros cada uma, depois dos juízes que compõem a secção de contencioso administrativo do Tribunal Central Administrativo Sul, sediado em Lisboa, não terem sido unânimes na decisão recentemente tomada, que acabou por repartir as culpas em 30% para os lesados e em 70% para os réus – o Estado português e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

CCC com nova imagem e programação

Já é conhecida a programação do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha – CCC para os meses de maio a agosto deste ano. Numa ocasião em que esta estrutura aparece com uma nova imagem, o diretor, Mário Branquinho, deu a conhecer as linhas orientadoras de programação para os próximos meses, numa alusão a “pontes para o futuro”, ao encontro dos públicos.

Vocalistas Marco António e Cláudia Faria na Rádio Mais Oeste 

Marco António e Cláudia Faria, vocalistas dos The Lucky Duckies, que vão atuar no dia 6 de maio, às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, estiveram no dia 2 de maio nos estúdios da Rádio Mais Oeste (94.2 FM), onde falaram da digressão dos 35 anos.

The Lucky Duckies celebram 35 anos de carreira no CCC

Vocalistas Marco António e Cláudia Faria na Rádio Mais Oeste  Marco António e Cláudia Faria, vocalistas dos The Lucky Duckies, que vão atuar no dia 6 de maio, às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, estiveram no dia 2 de maio nos estúdios da Rádio Mais Oeste (94.2 FM), onde […]