emissão em direto

Professor da ESAD.CR eleito diretor do Museu da Fundação Arpad Szenes

Nuno Faria, professor da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi escolhido para ser o novo diretor do Museu da Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva, resultado de um concurso público internacional.

Nuno Faria, professor da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi escolhido para ser o novo diretor do Museu da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, resultado de um concurso público internacional.

O curador foi escolhido, por unanimidade pelo júri constituído pela historiadora Raquel Henriques da Silva, pela gestora cultural Teresa Patrício Gouveia e pelo curador Vicente Todolí.

O mandato do docente, como diretor do Museu da Fundação Arpad Szenes — Vieira da Silva, inicia este mês de março, tendo uma duração de três anos.

O novo responsável dirigiu o Museu da Cidade, no Porto, entre 2019 e 2022, e o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, em Guimarães, entre 2013 e 2019.

Foi ainda subdiretor do Instituto de Arte Contemporânea do Ministério da Cultura (2001-2003), e trabalhou na Fundação Calouste Gulbenkian (2003-2009), onde foi consultor do Serviço de Belas-Artes e curador residente.

A Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, criada em 10 de maio de 1990, propõe-se promover a divulgação e o estudo da obra de Vieira da Silva e de Arpad Szenes, e de artistas seus contemporâneos com quem conviveram ou cuja obra admiravam.

O museu abriu a 4 de novembro de 1994, com um acervo constituído por obras doadas por Vieira da Silva e pelo depósito de obras de colecções particulares.

A fundação tem ainda um núcleo de obras de Arpad Szenes, mais de duas mil peças em diferentes técnicas e suportes.

O museu desenvolve um trabalho contínuo de investigação e edição para dar a conhecer ao público novos dados sobre os artistas Arpad e Vieira e o seu núcleo de amigos.

Últimas Notícias

EB de St.º Onofre convida população a participar numa Flash Mob

No âmbito das comemorações dos 30 anos da EB de St.º Onofre do Agrupamento de Escolas Raul Proença, vai ser realizada uma iniciativa de mobilização pela turma H do 5.º ano, no âmbito de um projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Inglês, Educação Musical e Educação Física.

Bombeiros não querem ser associados a elemento participante em “reality show”

Os Bombeiros Voluntários do Bombarral emitiram um comunicado, assinado pelo comandante, Pedro Lourenço, e pelo presidente da associação humanitária, Vítor Garcia, em que repudiam ser associados a atitudes por parte de um dos seus elementos, Tiago Rodrigues, que esteve a participar no programa “Era uma vez na Quinta”, transmitido na SIC.