emissão em direto

Professor da ESAD.CR eleito diretor do Museu da Fundação Arpad Szenes

Nuno Faria, professor da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi escolhido para ser o novo diretor do Museu da Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva, resultado de um concurso público internacional.

Nuno Faria, professor da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi escolhido para ser o novo diretor do Museu da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, resultado de um concurso público internacional.

O curador foi escolhido, por unanimidade pelo júri constituído pela historiadora Raquel Henriques da Silva, pela gestora cultural Teresa Patrício Gouveia e pelo curador Vicente Todolí.

O mandato do docente, como diretor do Museu da Fundação Arpad Szenes — Vieira da Silva, inicia este mês de março, tendo uma duração de três anos.

O novo responsável dirigiu o Museu da Cidade, no Porto, entre 2019 e 2022, e o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, em Guimarães, entre 2013 e 2019.

Foi ainda subdiretor do Instituto de Arte Contemporânea do Ministério da Cultura (2001-2003), e trabalhou na Fundação Calouste Gulbenkian (2003-2009), onde foi consultor do Serviço de Belas-Artes e curador residente.

A Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, criada em 10 de maio de 1990, propõe-se promover a divulgação e o estudo da obra de Vieira da Silva e de Arpad Szenes, e de artistas seus contemporâneos com quem conviveram ou cuja obra admiravam.

O museu abriu a 4 de novembro de 1994, com um acervo constituído por obras doadas por Vieira da Silva e pelo depósito de obras de colecções particulares.

A fundação tem ainda um núcleo de obras de Arpad Szenes, mais de duas mil peças em diferentes técnicas e suportes.

O museu desenvolve um trabalho contínuo de investigação e edição para dar a conhecer ao público novos dados sobre os artistas Arpad e Vieira e o seu núcleo de amigos.

Últimas Notícias

Final das colheitas celebrado pela 25.ª vez no Cadaval

O Cadaval recebe a 25.ª edição da Festa das Adiafas, na qual se insere o XXI Festival Nacional do Vinho Leve. De 19 a 27 de outubro, o Pavilhão João Francisco Ribeiro Corrêa volta a receber o evento que celebra o final das colheitas e no qual não faltará animação musical, atividades equestres, gastronomia, espaços de conversa sobre o setor produtivo e artesanato.

Câmara de Óbidos cede terreno para construção da “casa da arbitragem”

O Município de Óbidos e a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) revelaram, no passado sábado, o terreno onde vai ser construída a Academia APAF, infraestrutura que vai nascer no Estádio Municipal, junto ao relvado sintético. A obra, estimada em 1,4 milhões de euros, será apoiada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), sendo que a cedência do terreno por parte da Câmara deverá ser formalizada nas próximas semanas, podendo a obra iniciar-se ainda este ano.

Semana de Combate à Pobreza e Exclusão Social

O Município de Caldas da Rainha associa-se à Semana de Combate à Pobreza e Exclusão Social, iniciativa promovida pela Rede Europeia Anti-Pobreza- EAPN Portugal, que se assinala de 14 a 25 de outubro, promovendo várias iniciativas no âmbito da sensibilização sobre as temáticas da pobreza e da exclusão social.