emissão em direto

Projeto de sismologia na escola desperta atenção

O projeto Sismologia na Escola do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, do Bombarral, despertou a atenção de um investigador francês considerado um palatino da divulgação da sismologia nas escolas.

Foi no I Encontro – “Implementação de uma colaboração IDL-EDUMED para a Sismologia na Escola em Portugal”, no dia 1 de fevereiro, na Escola Secundária Ferreira Dias, em Agualva-Sintra, no qual os professores Idalino Faísca e Madalena Capinha participaram em representação do agrupamento do Bombarral, que Jean-Luc Berenguer, investigador na Universidade de Côte d’Azur, em França, mostrou interesse pelo projeto desenvolvido.

Luís Matias, investigador no Instituto Dom Luiz (IDL) e professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, figura de referência na área da sismologia e grande dinamizador do projeto Sismologia na Escola em Portugal, em parceria com a professora Maria João Picado, do Agrupamento Aqua Alba, Agualva-Sintra, apontou exemplo do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.

Tendo presente que o custo de aquisição de um sismómetro é uma condicionante à participação de mais escolas no projeto Sismologia na Escola, Luís Matias apontou como possível caminho a seguir o que fez o agrupamento bombarralense, que tem um sismómetro de construção própria, de baixo custo, único entre as escolas que participam no projeto, e extremamente sensível na deteção de sismos locais e regionais.

Jean-Luc Berenguer mostrou-se interessado pelo trabalho do agrupamento e ofereceu dois kits de sismologia (kit acelerómetro de 3 eixos e kit de sensores piezoelétricos) que serão uma mais-valia na dinamização de atividades de sismologia no Clube Ciência Viva.

O convite para o Bombarral estar presente neste encontro foi feito na sequência da participação do agrupamento no projeto Sismologia na Escola. “Temos em funcionamento, há já alguns anos, uma estação sísmica escolar e partilhamos desde essa altura os registos sísmicos, em tempo real, na rede do Projeto Sismologia na Escola, na rede da bacia mediterrânica Edumed e na rede mundial Earthscope”, descreve o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.

O seminário reuniu participantes e interessados neste projeto educativo multidisciplinar que interessa aos professores de biologia e geologia, de física e química, mas também de outras áreas como geografia e matemática.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.