A Câmara Municipal de Alcobaça promoveu na noite da passada quarta-feira, na sede da Junta de Freguesia da Benedita, uma reunião de câmara extraordinária e descentralizada para apresentação e discussão do regulamento da Área de Localização Empresarial da Benedita (ALEB).
Foram convocados os membros do executivo da junta e da assembleia de freguesia para integrá-los na discussão sobre os principais pressupostos e caraterísticas do regulamento.
“A ALEB será uma infraestrutura de referência para toda a região e para todo o país. A sua génese reside numa longa reivindicação, com mais de 30 anos, dos empresários da Benedita. Este regulamento procurará acima de tudo responder aos seus anseios e às suas necessidades”, afirmou o presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.
Localizada na Quinta da Serra (junto ao IC2, na Benedita), a ALEB conta com uma área de 53,7 hectares dividida em 73 parcelas que se destinam à instalação de indústria, logística, armazenagem, comércio e serviços.
É a maior obra de sempre da Câmara Municipal de Alcobaça, envolvendo 7,5 milhões de euros de investimento.
Ao longo dos últimos anos, o projeto foi superando difíceis etapas e procedimentos burocráticos, obtendo pareceres favoráveis de todos os organismos responsáveis pelo licenciamento ambiental e gestão territorial, nomeadamente a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, as Infraestruturas de Portugal, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e a Agência Portuguesa do Ambiente.
A inauguração da ALEB será anunciada brevemente.