Segundo o Comando Distrital de Leiria da PSP, “no dia 30 de março, pelas 21h30, a Esquadra das Caldas da Rainha recebeu uma chamada telefónica a dar nota de uma situação de desordem, com possíveis agressões e utilização de paus, envolvendo vários indivíduos”.
“Face ao cenário apresentado, sendo indicado que seriam várias dezenas de indivíduos, tornou-se necessário acionar reforços policiais”, refere a PSP. À chegada ao local “os polícias não visualizaram qualquer situação de desordem, pelo que percorreram toda a zona envolvente e interior do Parque D. Carlos I, contudo, não foi possível localizar nenhuma pessoa que estivesse envolvida naquela situação”.
De acordo com a PSP, tendo em conta a existência de um videoamador a circular nas redes sociais com imagens do que terá sido a desordem ocorrida, prosseguem as diligências para o apuramento da situação.
Em relação à polémica espoletada na rede social Facebook a propósito das nacionalidades dos envolvidos, uma vez que com o vídeo publicado é referido serem imigrantes, a versão é de quem captou as imagens, que de modo visual apercebeu-se das suas caraterísticas físicas. Algumas pessoas que passavam no local corroboraram a versão, apesar de a PSP relatar não ter encontrado testemunhas. Também se desconhece se haveria portugueses no meio da zaragata.