Este ano o programa RYLA, desenvolvido pelos rotários caldenses contou com a colaboração Rotary Club de Alcobaça e do NRDC – Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário das Caldas da Rainha, bem como das outras entidades.
O evento proporcionou aos jovens das Caldas, Rio Maior, Óbidos, Almeirim, Lisboa e Coimbra atividades que abordaram as temáticas da liderança e comunicação. Durante o programa, os participantes foram expostos a uma variedade de ações, palestras e exercícios práticos.
Foram quatro dias de muito conhecimento e diversão, em que os estudantes visitaram a cidade das Caldas e Alcobaça.
Ao longo do programa, os 11 jovens desenvolveram ainda laços de amizade e companheirismo, compartilhando experiências e desafios uns com os outros.
A receção aos participantes teve lugar na Escola de Sargentos do Exército (ESE), onde os jovens pernoitaram. Durante a estadia, a ESE promoveu atividades de liderança, proporcionando aos participantes ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de competências de liderança e de trabalho em equipa.
No segundo dia, os jovens foram recebidos pelo Rotary Club de Alcobaça, visitaram o Museu das Máquinas Falantes e realizaram um agradável passeio pelo Jardim do Amor. Antes do almoço na sede dos rotários do concelho, tiveram ainda oportunidade de conhecer o Mosteiro de Alcobaça. A tarde incluiu visitas ao Museu do Vinho e ao Parque Verde.
A 10 de abril, de manhã, o grupo foi recebido na Câmara Municipal das Caldas da Rainha pelo presidente do Município, Vítor Marques. Seguiu-se uma visita ao quartel dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, onde assistiram a uma demonstração sobre Cuidados de Suporte Básico de Vida.
Mais tarde, os 11 jovens deslocaram-se à Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), onde participaram numa palestra dinamizada por Sónia Ell, mergulhadora e fundadora do projeto de literacia do oceano “Quando +1 é = -1”. A oradora abordou esta fórmula inspiradora, promotora de comportamentos mais sustentáveis e em defesa de um oceano equilibrado e saudável. A palestra teve um forte impacto emocional. Segundo Hélia Silva, do Rotary Club das Caldas, “uma grande parte da audiência, jovens e adultos, emocionou-se profundamente com a missão que Sónia Ell carrega”. As reações e o feedback foram “espetaculares”.
Após o almoço na EHTO, os jovens participaram numa aula de padel. O jantar decorreu no restaurante Paraíso do Coto.
No último dia, o grupo participou num Bootcamp de Empreendedorismo de Impacto, realizado no espaço Prontos (Impact Village). Antes do encerramento do programa, houve ainda tempo para um momento de lazer com um jogo de bowling, seguido de uma despedida acompanhada pelo NRDC.
Relatos dos jovens participantes
O Jornal das Caldas falou com alguns dos jovens participantes, que teceram elogios ao programa e destacaram os principais momentos desta experiência enriquecedora.
Sofia Coutinho, de 13 anos, natural das Caldas e aluna do 8.º ano na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, afirmou que “foi uma experiência diferente. Aprendi imenso e fiz muitas amizades que não me vou esquecer. Sinto que estou mais confiante.” Já decidiu que quer ser escritora e revela que está, inclusive, a trabalhar no seu primeiro livro.
João Amorim, natural de Santa Maria da Feira, mas residente em Óbidos, referiu que adorou todas as atividades, mas destacou a convivência com o grupo como o aspeto mais marcante: “O facto de interagirmos com um grupo com idades entre os 12 e os 18 anos foi o ponto forte. Com os eventos em que participámos, foram-nos incutidos os valores de liderança, e foi ótima esta interação.” João frequenta o 9.º ano na Escola Secundária Josefa de Óbidos e já sabe que quer seguir o curso de Medicina.
Constança Rodrigues, de 15 anos, veio de Almeirim e integra o Rotaract local. Contou que está a viver a experiência de forma muito positiva. “Estou a adorar, aprendi novos métodos de liderança, comunicação e a importância de ser cordial, mas o que gostei mais foi das amizades que fiz”. Frequenta o 9.º ano na Escola Básica Marquesa de Alorna e sonha também com um futuro na medicina, mais concretamente na especialidade de pediatria.
Clarisse Mota, de 18 anos, reside em Santarém e está no 1.º ano da licenciatura em Sociologia, na Universidade de Coimbra. Destacou o espírito do grupo. “As atividades são muito interessantes, aprendi muito e foi inspirador ver como os mais novos do grupo são maduros e responsáveis”.
Também Beatriz Garcia, de 17 anos e aluna da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, está a aproveitar ao máximo esta experiência. Sublinhou especialmente duas atividades: “Adorei o workshop do Toastmasters sobre comunicação e a palestra sobre o projeto de literacia do oceano que foi brutal”. Beatriz pretende seguir a área de Direito.