Samuel Freire e Catarina Ribeiro vencem nas Caldas nos 10.000 metros

Samuel Freire e Catarina Ribeiro conquistaram no passado sábado os títulos de Portugal em 10.000 metros, nos campeonatos que decorreram na pista verde de Caldas da Rainha, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e do Município de Caldas da Rainha.

Samuel Freire e Catarina Ribeiro conquistaram no passado sábado os títulos de Portugal em 10.000 metros, nos campeonatos que decorreram na pista verde de Caldas da Rainha, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e do Município de Caldas da Rainha.

Estes campeonatos contaram com marcadores de ritmo, mas que não conseguiram chegar ao objetivo pretendido, proporcionar uma corrida abaixo dos 28 minutos. Regressados de um estágio de altitude, Samuel Barata e Samuel Freire tinham expetativas altas e estiveram sempre na frente a lutar pelo melhor resultado.

Com um melhor final, Samuel Freire (Vitória FC – Setúbal) acabou por triunfar, com a marca de 28m28s93”, um recorde pessoal para o atleta. Na segunda posição chegou Samuel Barata, do Benfica, quatro vezes campeão nacional, que cortou a meta em 28.37,31.

A terceira posição foi conquistada por João P. Pereira, do Sporting de Braga, que repete a posição alcançada em 2021, cortando a meta em 29.27,93.

Fora do pódio, o jovem Pedro Amaro (SL Benfica) sagrou-se campeão nacional sub-23 com a marca de 29.38,62 (um recorde pessoal para o jovem atleta). Neste escalão, Rúben Pires (CD São Salvador do Campo) foi segundo classificado com 30.58,00.

Na prova feminina, com quatro participantes, Catarina Ribeiro (Sporting CP) revalidou o seu título de campeã de Portugal de 10.000 metros, cortando a meta, isolada, em 34m13s50”. Campeã em 2023, a sportinguista subira já ao pódio em três outras ocasiões: foi vice-campeã em 2017 e medalha de bronze em 2014 e 2015.

A segunda posição foi conquistada por Sara Duarte, do Sporting de Braga (terceira no ano passado, vice-campeã em 2022), que cortou a meta em 34.29,35. Ao último lugar do pódio subiu Mónica F. Silva, do São Salvador do Campo, que correu a distância em 36.32,22.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.