emissão em direto

Secretário de Estado nas II Jornadas Healthy Campus em Peniche

“Para criar mais incentivos à prática desportiva e melhorar as condições dos nossos estudantes-atletas, assim como da comunidade académica em geral, é necessário existirem linhas de financiamento específicas que possam contribuir para a requalificação e/ou construção de instalações desportivas nas instituições de ensino superior”, alertou Carlos Rabadão, presidente do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), durante as II Jornadas Healthy Campus, realizadas no dia 29 de novembro, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche.

Na sessão de abertura do evento, que contou com a presença do secretário de Estado do Desporto, o presidente do IPL salientou que a existência de linhas de financiamento “seria uma mais-valia, que se aplicaria igualmente ao reforço da qualidade da oferta formativa existente na área do desporto”.

Em resposta, o representante do Governo referiu que o desafio lançado pelo presidente da instituição é “legítimo, mas não deveria acontecer”. “Não deveria ser possível, no nosso país, construir escolas onde as instituições de ensino superior se integram, sem considerar instalações desportivas. Se nós não permitíssemos a construção de instituições de ensino superior ou escolas sem contemplarem as instalações desportivas ou outras instalações fundamentais para o funcionamento das instituições, não haveria este tema”, manifestou.

Para o secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, “isto tem de ser uma prioridade para o país”. “O desporto é importante para a formação integral não só dos estudantes, mas de toda a comunidade. Este é o momento certo para, de uma forma ordenada, ajudarmos a resolver um problema que é estrutural.”

A promoção das II Jornadas Healthy Campus do Instituto Politécnico de Leiria teve como objetivo a divulgação do trabalho desenvolvido no âmbito do programa Healthy Campus, da Federação Internacional de Desporto Universitário, que visa melhorar todos os aspetos do bem-estar dos estudantes e da comunidade académica em geral, procurando inverter a tendência dos jovens em comprometerem a sua saúde durante a vida académica.

Últimas Notícias

Óbidos Vila Gaming vai acolher projeto europeu dedicado à diversidade e inclusão

O projeto europeu “Sound of Diversity”, financiado pelo programa CERV da União Europeia, inicia oficialmente a atividade em Óbidos, entre os dias 9 e 11 de maio, durante o evento Óbidos Vila Gaming – uma das maiores celebrações nacionais dedicadas ao gaming e à cultura pop, que atrai anualmente milhares de visitantes à vila.