emissão em direto

Simpósio “O património como fator de desenvolvimento local”

Numa organização conjunta da Associação de Defesa do Património Cultural do Concelho do Bombarral e da Câmara Municipal do Bombarral, terá lugar no dia 26 de novembro um simpósio subordinado ao tema “o património como fator de desenvolvimento local”.

Numa organização conjunta da Associação de Defesa do Património Cultural do Concelho do Bombarral e da Câmara Municipal do Bombarral, terá lugar no dia 26 de novembro um simpósio subordinado ao tema “o património como fator de desenvolvimento local”.

Pretende-se apresentar um conjunto diversificado de exemplos nacionais de boas práticas de valorização do património cultural material e imaterial, que se constituem como mais-valias e âncoras do desenvolvimento das comunidades locais. Podendo ser replicados noutros territórios, com as necessárias adequações às especificidades endógenas, os casos apresentados e discutidos neste encontro permitirão também capacitar as próprias comunidades, e seus agentes, em ações educativas, culturais e turísticas, assentes nas potencialidades do seu património.

Contará como oradores Alberto Guerreiro (Programação Territorial – Museu do Vinho de Alcobaça), Gabriela da Rocha (Museu na Aldeia), João Campos (Arquitetura Militar de Almeida), Patrícia Cordeiro (Caretos de Podence – Património Imaterial da Humanidade), Carlos Neto Carvalho (Geoparque Naturtejo), Paula Cassiano (Produtos Endógenos – Chícharo de Alvaiázere), José Luiz Silva (Cidades com Cerâmica) e Sérgio Leandro (Atratividade do Território).

A participação neste evento, a ter lugar no auditório do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (que integra a iniciativa no seu projeto cultural e apoia a organização através do envolvimento dos alunos os cursos profissionais), será feita mediante inscrição prévia em https://patrimoniobombarral.blogspot.com.

Últimas Notícias

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.