O Sport Clube Escolar Bombarralense (SCEB) completou 113 anos no passado sábado, sendo o aniversário assinalado num jantar que juntou na sede, na noite de sexta-feira, cerca de duas centenas de pessoas.
O momento de confraternização incluiu a entrega dos emblemas de ouro e prata aos sócios que completaram 50 e 25 anos de associado, bem como uma homenagem aos antigos presidentes do clube.
O evento comemorativo contou ainda com um momento de homenagem aos Bombeiros Voluntários do Bombarral, que assinalaram no sábado o seu centenário.
Ricardo Venâncio, presidente da mesa da assembleia geral do SCEB, agradeceu aos patrocinadores do clube por “todas as condições financeiras que permitem aos nossos atletas praticarem desporto com qualidade”.
“O Bombarralense precisa de mais instalações desportivas e de mais apoios financeiros”, manifestou, lançando um repto para a Câmara consignar “um por cento do orçamento municipal para o desporto, com a máxima verba possível para o Bombarralense”.
O presidente da direção do SCEB, Jorge Silva, vincou “a gestão financeira muito rigorosa”, que permite “honrar os compromissos a tempo e horas”.
Anunciou que as mensalidades pagas pelos atletas já podem ser incluídas no IRS, assim como passa a ser possível doar uma percentagem do IRS ao clube. “Todo o dinheiro que entrar desta fonte será para baixar as mensalidades”, assegurou.
O clube tem mais de seis centenas de atletas. O futebol é a maior modalidade. A ginástica passará a ser desenvolvida no pavilhão de Famões, graças a um protocolo. O SCEB assegura as atividades de enriquecimento curricular do 1º ciclo.
“No Bombarral, para se falar de desporto temos necessariamente de referir o SCEB, que tem sido um pilar do desporto no nosso concelho”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes.
“Mais do que um espaço de competição, é um local de união, formação e de crescimento”, referiu.
O autarca relatou que a Câmara tem dado apoio através da disponibilização do estádio municipal, do pavilhão e dos transportes, subsidiando obras e reforçando o protocolo anual. “Temos plena noção da necessidade de realizar um investimento significativo de várias centenas de milhar de euros para renovar o piso do pavilhão municipal e instalar um novo relvado sintético no estádio. Tudo faremos para que seja possível incorporar no orçamento para 2025”, divulgou.