emissão em direto

Teatro e conversas

A Sala Estúdio do Teatro da Rainha, na Praça da Universidade, nas Caldas da Rainha, recebe no dia 13 de abril, às 21h30, a peça “Por Detrás da Oliveira”, pela Cabe Cave - Associação Cultural.

A Sala Estúdio do Teatro da Rainha, na Praça da Universidade, nas Caldas da Rainha, recebe no dia 13 de abril, às 21h30, a peça “Por Detrás da Oliveira”, pela Cabe Cave – Associação Cultural.

“Dois atores, que são também um homem e uma mulher a viver o presente e os seus conflitos, dispõem-se a levar o público até uma oliveira, dando a conhecer os frutos de uma herança sociocultural cujos valores ainda hoje ensombram a intimidade e a identidade dos afectos que os une e separa”, pode ler-se na sinopse na peça.

No dia 16, pelas 21h30, no mesmo local, tem lugar o “Diga33 — Poesia No Teatro”, com apresentação da antologia “Direito de Resposta”, com João Pedro Azul e Ricardo Marques.

“Direito de Resposta” (Flan de Tal, 2024), antologia organizada pelo poeta e tradutor Ricardo Marques, reúne 25 poetas nascidos depois da revolução dos cravos em diálogo com 25 poetas cujas obras se fixaram antes da revolução.

No dia 27 de abril, pelas 15h00, é a vez do colóquio “O Teatro Pós-Abril: Em Directo do PREC”, com Fernando Mora Ramos, José Carlos Faria, José Peixoto e Luís Varela.

Serão partilhadas experiências e ideias sobre o significado do 25 de Abril para a atividade artística, a importância da descentralização e o caminho que falta percorrer para efetivar os ideais de Abril. No final, haverá leitura encenada de “Reality Show”, de Alberto Pimenta, texto que percorre a dialética subjacente aos regimes totalitários, em que a violência é indispensável à sobrevivência da estrutura de poder.

Abril será também mês de digressão para o Teatro da Rainha. No dia 10, às 21h30, estará no Teatro das Beiras, Covilhã, com a peça “Às Duas Horas da Manhã”, de Falk Richter. No dia 26, também às 21h30, estará no Teatro-Cine de Torres Vedras, com “Antigonick”, peça da canadiana Anne Carson com tradução e dramaturgia de Isabel Lopes e encenação de Fernando Mora Ramos. 

Últimas Notícias

Bombeiros caldenses responderam a 112 ocorrências

A depressão Martinho causou danos significativos no concelho das Caldas da Rainha entre as nove horas da manhã de dia 19 e as oito da noite de dia 22, com os bombeiros a responderem a 112 ocorrências, que envolveram 455 operacionais e 130 veículos, ao longo de 113 horas de “muito trabalho em circunstâncias bem difíceis, para ajudar os caldenses e garantir a sua segurança”, transmitiu o comandante da corporação caldense, Nelson Cruz.

Encerramento de espaços na Serra de Montejunto

Na sequência dos danos provocados pela depressão Martinho, a Real Fábrica do Gelo, o Parque das Merendas, o Centro de Interpretação Ambiental, o bar e o Parque de Campismo na Serra de Montejunto, no Cadaval, encontram-se encerrados por não reunirem as condições de segurança necessárias.

Idoso assassinado em casa por estrangeiro com quem se desentendeu

Agostinho Almeida, um idoso de 71 anos, foi morto à facada na madrugada de sexta-feira na sua casa, na aldeia de Amoreira, no concelho de Óbidos, na sequência de divergências com um homem de 31 anos. A esposa e o filho da vítima mortal também foram atacados e sofreram ferimentos graves. O autor confesso destes crimes foi detido.

Queda de árvore interditou EN114 em Vidais

Uma árvore de grande porte caiu na noite da passada quarta-feira na EN114, à entrada de Vidais (na direção Caldas da Rainha-Rio Maior), interditando a circulação na via, tendo sido removida ao princípio da madrugada de quinta-feira após a intervenção dos bombeiros voluntários das Caldas da Rainha, com a ajuda de uma retroescavadora do Município operada pelo colaborador Nelson Costa.