Teatro e conversas

A Sala Estúdio do Teatro da Rainha, na Praça da Universidade, nas Caldas da Rainha, recebe no dia 13 de abril, às 21h30, a peça “Por Detrás da Oliveira”, pela Cabe Cave - Associação Cultural.

A Sala Estúdio do Teatro da Rainha, na Praça da Universidade, nas Caldas da Rainha, recebe no dia 13 de abril, às 21h30, a peça “Por Detrás da Oliveira”, pela Cabe Cave – Associação Cultural.

“Dois atores, que são também um homem e uma mulher a viver o presente e os seus conflitos, dispõem-se a levar o público até uma oliveira, dando a conhecer os frutos de uma herança sociocultural cujos valores ainda hoje ensombram a intimidade e a identidade dos afectos que os une e separa”, pode ler-se na sinopse na peça.

No dia 16, pelas 21h30, no mesmo local, tem lugar o “Diga33 — Poesia No Teatro”, com apresentação da antologia “Direito de Resposta”, com João Pedro Azul e Ricardo Marques.

“Direito de Resposta” (Flan de Tal, 2024), antologia organizada pelo poeta e tradutor Ricardo Marques, reúne 25 poetas nascidos depois da revolução dos cravos em diálogo com 25 poetas cujas obras se fixaram antes da revolução.

No dia 27 de abril, pelas 15h00, é a vez do colóquio “O Teatro Pós-Abril: Em Directo do PREC”, com Fernando Mora Ramos, José Carlos Faria, José Peixoto e Luís Varela.

Serão partilhadas experiências e ideias sobre o significado do 25 de Abril para a atividade artística, a importância da descentralização e o caminho que falta percorrer para efetivar os ideais de Abril. No final, haverá leitura encenada de “Reality Show”, de Alberto Pimenta, texto que percorre a dialética subjacente aos regimes totalitários, em que a violência é indispensável à sobrevivência da estrutura de poder.

Abril será também mês de digressão para o Teatro da Rainha. No dia 10, às 21h30, estará no Teatro das Beiras, Covilhã, com a peça “Às Duas Horas da Manhã”, de Falk Richter. No dia 26, também às 21h30, estará no Teatro-Cine de Torres Vedras, com “Antigonick”, peça da canadiana Anne Carson com tradução e dramaturgia de Isabel Lopes e encenação de Fernando Mora Ramos. 

Últimas Notícias

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.