Teresa Teodoro é a nova presidente da Associação de Artesãos de Caldas da Rainha

Apostar na realização de mais mercados de artesanato locais e realizar oficinas criativas são algumas das principais propostas da nova direção da Associação de Artesãos de Caldas da Rainha, presidida por Teresa Teodoro.

Apostar na realização de mais mercados de artesanato locais e realizar oficinas criativas são algumas das principais propostas da nova direção da Associação de Artesãos de Caldas da Rainha, presidida por Teresa Teodoro.

Os novos órgãos sociais da associação, criada em 1982, foram apresentados numa cerimónia pública, a 17 de fevereiro, na sua sede, no edifício da Columbófila.

A nova direção é constituída por Teresa Teodoro, Joana Bravo, Ana Pereira, Carlos Barroso e Cristina Reboleira.

A nova presidente da direção apresentou aos sócios e convidados as propostas para o seu mandato e o calendário de atividades deste ano.

Uma das novidades será a realização de dois mercados de artesanato no tabuleiro da Praça da Fruta, com a participação de associações e juntas de freguesia. No local, para além da venda de produtos, irão estar artesãos a trabalhar ao vivo. Para 20 de abril está prevista a realização do Mercado da Primavera e a 19 de outubro o Mercado das Vindimas.

De 11 a 26 de maio vai ser realizada uma exposição de peças de artesanato de sócios e antigos associados. Para dezembro está prevista outra mostra com peças que fazem parte de coleções privadas.

As oficinas criativas decorrem já a partir do próximo mês e a sua calendarização pode ser conhecida através das redes sociais, nomeadamente na página www.facebook.com/AssociacaoArtesaosCaldasRainha.

A associação tem vindo a participar em diversas feiras de artesanato, o que tem permitido aos associados venderem mais e estabelecerem contatos noutros locais do país.

“É um trabalho fundamental para dar a conhecer os artesãos caldenses e as Caldas da Rainha”, salientou a dirigente.

Teresa Teodósio pertence à associação há três anos e dedica-se à cerâmica desde que saiu da Função Pública. “Estava a trabalhar na Segurança Social e na altura da Troika aceitei a proposta para sair voluntariamente”, contou. Uma decisão da qual nunca se arrependeu, não só pelo sucesso que as suas peças têm tido, mas também pela qualidade de vida que passou a ter. “Não há hipótese de termos depressões, descarregamos tudo no barro”, comentou.

Depois de ficar desempregada, tirou um curso de Cerâmica Criativa no Cencal e passou a criar as suas próprias peças. Atualmente tem um atelier na incubadora Caldas Empreende.

“A associação ajuda os artesãos a voarem sozinhos”, concluiu Teresa Teodoro, que sublinhou a importância do apoio da Câmara das Caldas e das juntas de freguesia para os eventos que promovem. “Sem esse apoio não conseguiríamos fazer quase nada”, disse.

Com 21 sócios ativos, continuam com as inscrições abertas para os artesãos que se queiram juntar. Querem ainda criar a figura do “amigo da associação”, para os que se pretendam juntar sem que sejam artesãos.

Na cerimónia, o vice-presidente da Câmara, Joaquim Beato, lembrou a sua experiência profissional na área da cerâmica industrial, como proprietário da fábrica Molde, e referiu que o artesanato tem a faceta de “criar algo de novo e único”.

O autarca aproveitou para fazer um balanço do que tem vindo a fazer enquanto vereador, salientando a necessidade do planeamento para poder ser feita obra.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.