emissão em direto

Traficavam droga junto a Centro de Atendimento de Toxicodependentes

Dois arguidos julgados no Tribunal Judicial de Leiria foram condenados no passado dia 20 a penas de três anos e meio e cinco anos e meio de prisão por tráfico de droga nas imediações do CAT (Centro de Atendimento de Toxicodependentes), situado no Centro de Saúde de Peniche.

“A danosidade social em termos de saúde pública“, foi evidenciada pelo coletivo de juízes.

Em operações realizadas pela GNR nos concelhos de Óbidos e Peniche em outubro de 2023, foram apreendidas na posse do indivíduo com a pena mais pesada 56 doses de heroína e 741 doses de cocaína.

Este arguido foi ainda condenado a pagar 56.260,92 euros ao Estado, montante do seu património “incompatível com os rendimentos lícitos (inexistentes) e que advém da atividade ilícita” descrita na acusação, citada pela agência Lusa.

O outro arguido foi igualmente condenado a prisão efetiva pelo crime de tráfico de menor gravidade. O coletivo de juízes não suspendeu a pena “face ao passado criminal do arguido e aos factos praticados pelo mesmo nos autos”.

Também pelo crime de tráfico de menor gravidade foram condenadas sete pessoas, a penas de prisão entre os nove meses e um ano e meio. Em todos estes casos, a pena foi suspensa (por períodos entre um ano e ano e meio, sujeita a regime de prova).

Um décimo arguido foi condenado na pena única de um ano e quatro meses de prisão pelos crimes de detenção de arma proibida (faca de abertura automática) e de aquisição de moeda falsa para ser posta em circulação. A pena foi suspensa por igual período sujeita a regime de prova.

Para o tribunal, o arguido sabia que as seis notas eram contrafeitas e, ao ocultá-las no interior de um quadro elétrico, a intenção era colocar “em circulação assim que o considerasse necessário e seguro”.

O coletivo de juízes entendeu que, “face aos factos praticados, e à ausência de antecedentes criminais por banda dos arguidos, a mera ameaça de execução das penas de prisão será apta” a afastá-los de atos da mesma natureza.

A julgamento foram dezassete arguidos (seis mulheres e onze homens), com idades entre os 18 e os 60 anos, residentes em Peniche, todos acusados de um crime de tráfico de estupefacientes agravado, de que foram absolvidos.

Últimas Notícias

Jazz nos armazéns do vinho em A-da-Gorda

Os Armazéns do Vinho em A-da-Gorda, no concelho de Óbidos, transformam-se num verdadeiro clube de jazz, nos dias 24 e 25 de janeiro, com o evento “Jazz no Armazém”, integrado no programa comemorativo do Feriado Municipal de Óbidos.

Câmara trava transferência de farmácia de Alvorninha para a cidade

O parecer desfavorável da Câmara à transferência da Farmácia Caldas da Rainha – Farmácia Neto desde Alvorninha para a entrada sul da cidade, mais concretamente para a Rua Fernando Ponte e Sousa, próximo da antiga Secla, mereceu uma reclamação da empresa farmacêutica, mas a autarquia manteve a sua decisão e informou o Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.

AIRO realiza Barómetro Empresarial

A AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste está a realizar, em parceria com o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), o Barómetro Empresarial da Região Oeste 2025, de forma a compreender melhor as oportunidades e desafios enfrentados pelas empresas da região.