emissão em direto

Tratamentos no Hospital Termal das Caldas aumentaram em 2023

Os tratamentos no Hospital Termal das Caldas da Rainha aumentaram em 2023 e existe um “grande espaço para crescerem mais, tornando-se crucial a construção de um balneário novo, para dar ainda mais resposta ao nível dos tratamentos com a água mineral natural desta cidade”. A comparticipação do Estado para os tratamentos termais acaba por ser incentivo ao termalismo.

A Câmara das Caldas está a terminar um master plan para o futuro do termalismo na cidade, que está a ser concluído e será apresentado na Assembleia Municipal no mês de abril.

O documento, intitulado Plano de Intervenção Municipal para a Área Termal e Zona Envolvente, começou a ser elaborado em julho e dará as diretrizes para o balneário novo e modelo de gestão com uma abordagem integrada da área da saúde e bem-estar, aliada à sustentabilidade, à cultura, à mobilidade e urbanismo e ao turismo, tendo o termalismo e as artes, como elementos centrais da impressão digital do Concelho. O master plan adjudicado à empresa Bruno Soares Associados irá fornecer as ferramentas necessárias para as “decisões a serem tomadas nesta matéria”, disse Sara Oliveira, adjunta do presidente com o pelouro da saúde.

Depois de vários anos encerrado, com a abertura da ala sul do Hospital Termal em setembro de 2022, com tratamentos musculo-esqueléticos e de bem-estar, “em 2023 foi possível registar-se mais de 1200 termalistas, sendo que o maior número de serviços foi ao nível do termalismo terapêutico”.

“As Termas têm tido uma enorme procura, sobretudo de pessoas da região Oeste e da zona de Lisboa e ainda alguma população estrangeira”, referiu Sara Oliveira em entrevista ao JORNAL DAS CALDAS.

termas 4
Sara Oliveira diz que o master plan vai ser apresentado em abril (foto Catarina Marcelino)
 

Quanto aos tratamentos mais solicitados são osda área da músculo-esquelética, os tratamentos como a hidromassagem, bertohlaix, e duche massagem. Houve ainda muitos aquistas a usufruir de tratamentos ao nível vias respiratórias, como a irrigação nasal, a nebulização nasal e a pulverização faríngea, entre outras.

A implementar no ano de 2024, consagra-se a aplicação de várias ações discriminadas no Master Plan do Complexo Termal, que “prevê o lançamento do projeto do novo balneário termal”.

Outro projeto para 2024 é, segundo esta responsável, a criação de uma campanha de promoção das Termas dirigida ao público juvenil e infantil, com a criação de um ambiente mais apelativo a esta faixa etária. “Nesta campanha será apresentada oficialmente a mascote das Termas de Caldas da Rainha e lançado um livro infantil ilustrado, contando a história da descoberta das águas termais pela Rainha Dona Leonor, através de um mundo de imaginação e fantasia”, contou.

Sara Oliveira considera importante sensibilizar outras gerações a procurarem as Termas, para diferentes “serviços no âmbito terapêutico e também ao nível do bem-estar”.

Outra novidade que iniciará brevemente é a “investigação das águas termais das Caldas feita em parceria com entidades competentes e universidades”. O intuito de difundir cada vez mais as vantagens das águas minerais naturais, designadamente das águas caldenses, que apresentam propriedades anti-inflamatórias, “torna essencial desenvolver investigação na vertente terapêutica, revelando assim a evidência científica das melhorias significativas nos termalistas que frequentam as Termas”, declarou.

Segundo fez notar, é preciso “reconhecer e valorizar o nosso passado e o legado que a Rainha nos deixou”. As Termas das Caldas apontam para a aposta necessária em “tratamentos diferenciadores e efetivamente para a construção de um novo balneário que permitirá o aumento substancial da capacidade para serem acolhidos novos aquistas”.

Tratamentos eficazes no alívio do stress

“Isto é maravilhoso”, disse ao JORNAL DAS CALDAS Olinda Silva, que reside em Santa Catariana e está a fazer tratamentos para problemas de coluna e alívio da dor cervical. “Não mexia a cervical com problemas graves que me impediam de dormir e com alguns tratamentos já noto a diferença”, contou.

Além dos benefícios físicos, um banho imerso com água termal quente pode proporcionar uma sensação de relaxamento e alívio do stress. Quem o diz é a caldense Célia Antunes, que depois de vários tratamentos incluindo o duche que associa jatos abundantes de água termal a uma massagem manual relaxante nas costas, “elimina a pressão e pensamentos e perceções que não bons para o equilíbrio da vida”. “Saio daqui com a sensação que fiz um reset à mente e sinto-me muito mais leve sem dores nas articulações”, relatou. 

As Termas das Caldas da Rainha têm à venda uma grande diversidade de produtos que são produzidos com a utilização de água mineral natural, nomeadamente sabonetes artesanais, cremes faciais e creme de corpo.

Os sabonetes têm aromas e ingredientes diferentes, concebidos com recurso a água termal, existindo o sabonete Rainha D. Leonor, o sabonete D. Carlos I, o sabonete Aromas da Praça, o sabonete Bordalo e o sabonete Orvalho do Mar. No que concerne a gama de cremes, destaca-se o Creme Real Rosto – Pelo Seca, Creme Rela Rosto – Pelo Normal Mista e Creme Real – Corpo.

Encontra-se também à venda nas Termas de Caldas da Rainha a “Tisana da Rainha”, criada pela Infusa.  

Atualmente, as Termas das Caldas oferecem a possibilidade de realizar tratamentos na área da músculo-esquelética e promovem também serviços de bem-estar, no Hospital Termal mais antigo do mundo, aliando uma história ímpar a tratamentos termais de excelência.

Têm uma oferta de serviços diferenciada, desde tratamentos e rituais spa termal (Hidromassagem, Duche Jato, Bertholaix, Estufa de Vapor Integral, Banhos Rituais, entre outros). Disponibilizam ainda programas termais (Real Termal Descoberta, Real Termal Purificante, Real Total Relax, Passeio Carlos & Leonor, entre outros). Existem também os programas termais para rosto (Real Termal Facial, Real Termal Facial Hidratação, Real Termal Facial – cuidado masculino, Personalizado a todo o tipo de pele, entre outros) e programas para corpo (Esfoliação, SPA Pernas Cansadas, entre outros). Na área das massagens existem tratamentos desenhados especificamente para mulheres grávidas, tais como Facial Pré-Mamã, Relax Pré-Mamã e Circulatório Pré Mama. Para além disso, as Termas possuem tratamentos ao nível das vias respiratórias, no edifício do Balneário Novo, no Largo Rainha Dona Leonor.

termas 2
Olinda Silva melhorou a dor cervical com os tratamentos (foto Bernardo Carvalho)
termas 3
– Duche vichy, um tratamento muito procurado (foto Catarina Marcelino)

Últimas Notícias

EB de St.º Onofre convida população a participar numa Flash Mob

No âmbito das comemorações dos 30 anos da EB de St.º Onofre do Agrupamento de Escolas Raul Proença, vai ser realizada uma iniciativa de mobilização pela turma H do 5.º ano, no âmbito de um projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Inglês, Educação Musical e Educação Física.

Bombeiros não querem ser associados a elemento participante em “reality show”

Os Bombeiros Voluntários do Bombarral emitiram um comunicado, assinado pelo comandante, Pedro Lourenço, e pelo presidente da associação humanitária, Vítor Garcia, em que repudiam ser associados a atitudes por parte de um dos seus elementos, Tiago Rodrigues, que esteve a participar no programa “Era uma vez na Quinta”, transmitido na SIC.