Vereadora almoça de surpresa na cantina da escola para avaliar refeição  

Várias manifestações de desagrado com as refeições escolares servidas aos alunos nas escolas do concelho das Caldas levaram a vereadora responsável pelo pelouro da educação, Conceição Henriques, a fazer uma visita surpresa a uma das cantinas com o intuito de avaliar o serviço. 

Várias manifestações de desagrado com as refeições escolares servidas aos alunos nas escolas do concelho das Caldas levaram a vereadora responsável pelo pelouro da educação, Conceição Henriques, a fazer uma visita surpresa a uma das cantinas com o intuito de avaliar o serviço. 

A autarca deslocou-se no passado dia 10 à cantina da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, acompanhada pela nutricionista da Unidade de Educação, Ana Pires, sem pré-aviso, onde lhe foi servida uma refeição igual à que foi comida pelos alunos.

Segundo a vereadora, o prato era composto por sopa de legumes, filetes de pescada no forno, salada russa (batata e cenoura), brócolos e couve-flor cozida (congelada), um pão de mistura e uma pera.

Ao prato foi ainda acrescentado um pouco de comida vegetariana composta de feijão e cenoura, alimentos que Conceição Henriques fez questão de provar.

A apreciação que fez da refeição é “francamente positiva”. “Os alimentos tinham bom aspeto, sendo que o cheiro e sabor dos mesmos correspondiam ao aspeto. O peixe e os legumes (brócolos e couve-flor), apesar de congelados tinham bom sabor e textura adequada. A fruta era extremamente saborosa e suculenta”, relatou, num documento que enviou às associações de pais dos agrupamentos de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, D. João II e Raul Proença. 

“A quantidade servida, e que é idêntica à que vi ser servida aos alunos, é perfeitamente adequada”, adiantou no relatório que escreveu sobre a visita ao refeitório.

Conceição Henriques referiu ainda que durante a refeição viu que “alguns alunos estavam a comer alimentos que traziam de casa em marmita, sendo que em nenhum destes casos observei uma refeição tão completa do ponto de vista nutricional como a que o refeitório estava a servir”.

Aceitando que a qualidade possa ter “oscilações, no que se refere à qualidade da comida no dia em que inspecionei, repito, sem pré-aviso, só posso afirmar que a mesma era perfeitamente aceitável”, afirmou. 

Todavia, a fim de que a qualidade que observou se mantenha, pretende realizar visitas “nestes mesmos moldes a outras cantinas das escolas do concelho, de forma regular e sempre sem aviso prévio, seja pela nutricionista, seja acompanhada por mim”. 

Da parte das associações de pais, a autarca espera que estejam igualmente “alerta e que nos informem da evolução da situação, estando os nossos serviços disponíveis para inspeções conjuntas da nutricionista com representantes dos pais, mediante articulação”.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Petrus Duivenvoorden, presidente da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas Raul Proença, disse que têm recebido várias críticas de alunos e encarregados de educação quanto às refeições servidas na escola. “Os estudantes não gostam da comida servida e vão almoçar a outros locais e acabam por ingerir alimentos menos saudáveis”, apontou.  

O responsável recordou que as escolas tentam sensibilizar os alunos para uma alimentação saudável, daí a importância de “melhorar a qualidade e quantidade da refeição servidas nas cantinas das escolas para incentivar os alunos a comerem no estabelecimento de ensino, que tem sempre sopa e é mais saudável do que comer fast food”.  

Os representantes dos três agrupamentos de escolas do concelho das Caldas em que a autarquia é responsável pelas refeições da cantina reuniram com a vereadora no passado dia 29 com o intuito de analisar a situação da alimentação que é servida aos alunos.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.