emissão em direto

Casal absolvido de crimes de escravidão e tráfico de pessoas

Um casal da Moldávia, residente no concelho de Peniche, foi absolvido pelo Tribunal de Leiria, no passado dia 26, dos dois crimes de escravidão e outros dois de tráfico de pessoas de que estava acusado.

O Ministério Público sustentava que o casal tinha criado um esquema de recrutamento de cidadãos moldavos para executarem trabalhos agrícolas no concelho de Peniche com o objetivo de os explorar.

Segundo alegou o Ministério Público, citado pela agência Lusa, as vítimas seriam aliciadas com promessas de transporte e alojamento, mas não tinham condições habitacionais condignas, dinheiro suficiente e liberdade de locomoção.

Foi referido o caso de uma mulher acolhida pelos arguidos em março de 2020, a quem o casal ter-se-ia apoderado de praticamente todo o dinheiro que a vítima auferia pelo trabalho na agricultura, ficando na posse de parte da sua roupa, dinheiro e passaporte. Dormia num sofá onde não cabia, seria impedida de deslocar-se sozinha e era atemorizada. Em novembro de 2021, estaria uma segunda mulher nas mesmas circunstâncias.

No julgamento, a arguida negou a acusação, referindo que a primeira mulher que acolheu, sua cunhada, trabalhou apenas sete a dez dias e que dormia numa cama individual no quarto dos filhos. Rejeitou que estivesse impedida de deslocar-se, acrescentando não encontrar justificação para as queixas que desencadearam este processo.

Quanto aos documentos das vítimas, assumiu que estavam guardados no quarto do casal, espaço que não estava fechado. O arguido confirmou o que a companheira disse.

A defesa sustentou que não foi produzida prova de que os arguidos tenham cometido algum crime e por isso deviam ser absolvidos, decisão que veio a ser tomada pelo coletivo de juízes.

Últimas Notícias

InLove rumo a uma década a vestir e inspirar mulheres

Nas Caldas da Rainha, um espaço dedicado à elegância e à criatividade tem conquistado cada vez mais admiradoras. A loja InLove, da caldense Filipa Oliveira, Rua Capitão Filipe de Sousa, é um espaço para quem procura peças de vestuário diferentes e sofisticadas.

Laboratório científico de chocolate no Festival de Óbidos

Este ano, a edição tem como tema a Ciência e o projeto desenvolvido pelos mestres chocolateiros que fazem esculturas para o festival foi um laboratório “100% em chocolate, inspirado nas décadas de 70 e 80, trazendo o máximo de realismo e detalhes”, revelaram Abner Ivan e Natália Marinho. A estrutura tem aproximadamente duas toneladas de […]

Patrícia Costa brilha no CCC em recital de piano

Na noite de 28 de março, o pequeno auditório do Centro Cultural e Congressos (CCC) de Caldas da Rainha encheu para receber o recital de piano de Patrícia Costa. A pianista e compositora caldense regressou à sua cidade natal para interpretar obras de compositores portugueses do século XVIII ao XXI e também tocar peças suas.

PS e Vamos Mudar em conversações para acordo eleitoral nas Caldas

O Partido Socialista das Caldas da Rainha está em conversações com o movimento Vamos Mudar para um possível acordo nas próximas eleições autárquicas. O presidente da Câmara e líder do movimento independente, Vítor Marques, confirmou que foi abordado recentemente pelo PS com essa intenção e que as negociações estão em curso.

Ministro da Educação promete mudanças na gestão escolar e reforço na integração de alunos estrangeiros

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, afirmou nas Caldas da Rainha que a criação do Estatuto do Diretor “é uma prioridade” e garantiu mudanças na escolha das direções das escolas. “Vamos mexer nessa dimensão da administração escolar. Vamos repensar a forma como o diretor é eleito e vamos rever também aquilo que são as competências do diretor. Temos uma confusão entre as competências das autarquias, decorrentes do processo de descentralização, e as competências do diretor”, declarou o ministro.