emissão em direto

Festival de Chocolate com cerca de cem mil visitantes

Pese embora as muitas críticas que se ouviram de visitantes desagrados com a dificuldade em percorrer o evento, devido às filas de espera, e com os preços, a organização do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos considerou “um grande sucesso” a edição deste ano, que decorreu entre 21 de março e 6 de abril sob o tema da “Ciência”, revelando que a vila de Óbidos foi procurada por cerca de cem mil visitantes nestes dias.

Para Ricardo Duque, presidente do conselho de administração da Óbidos Criativa, empresa municipal organizadora do festival, “esta foi uma edição que veio consolidar o processo qualitativo que o festival tem vindo a fazer desde 2022 ao nível da profissionalização do evento, reunindo as marcas mais identificativas do chocolate, os profissionais mais conceituados na área, mas também investindo na formação de novos talentos através da aliança com os institutos formativos”.

“Fomos brindados com verdadeiras obras-primas da pastelaria e chocolataria, surpreendendo e deliciando todos os que por cá passaram”, realçou o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel, reforçando que este evento coloca Óbidos no mapa dos grandes acontecimentos nacionais e internacionais.

Ao longo das três semanas de festival, os visitantes puderam desfrutar de uma vasta programação recheada de experiências e atividades dedicadas ao chocolate, entre elas muitos momentos de showcooking, demonstrações e vários concursos que reuniram grandes talentos.

O tema deste ano explorou as novas fronteiras da gastronomia, com destaques como a presença do chef Jordi Roca, do El Celler de Can Roca, de Girona, restaurante com três estrelas Michelin e uma Estrela Verde, a criação de uma Tablete XXXL de Chocolate do Dubai, com cerca de cem quilos do chocolate mais desejado, e a participação de João Carlos Silva, de São Tomé e Príncipe, conhecido pelo seu programa “Na Roça com os Tachos” na RTP.

A edição de 2025 contou com a presença de mais de 90 chefs, 85 toneladas de chocolate e mais de 50 marcas.

Últimas Notícias

José Viegas é o primeiro entrevistado da nova rubrica mensal “Gente com História”

O Jornal das Caldas dá início a uma nova rubrica que pretende dar destaque a pessoas que, de forma discreta ou visível, contribuem para a nossa comunidade e fazem realmente a diferença.
Em “Gente com História” vamos dar a conhecer quem são estas pessoas, o que fazem no dia-a-dia e o que as move. Queremos ir além dos títulos ou cargos e mostrar o lado mais humano e verdadeiro de quem dedica tempo, talento ou energia a melhorar a vida dos outros.
Uma vez por mês, vamos conversar com cidadãos de diferentes áreas – da cultura à educação, da saúde ao desporto, da solidariedade à inovação – sempre com a mesma missão: dar voz a quem merece ser ouvido.
Porque a região Oeste é feita de pessoas. E são as pessoas que fazem a diferença.

Consultora procura imóveis para promoção em grandes feiras mundiais

A consultora imobiliária da RE/MAX – Vantagem Platina, Lília Romão leva imóveis portugueses ao mundo e procura novas casas para apresentar nas maiores feiras internacionais.
Com presença garantida em eventos de prestígio em cidades como Nova Iorque, Dubai e Londres, a consultora imobiliária está à procura de novos imóveis para apresentar a compradores estrangeiros interessados em viver ou investir em Portugal.
Lília Romão tem vindo a destacar-se pela sua forte aposta no mercado internacional, promovendo imóveis portugueses e conquistando a atenção de investidores e compradores de várias nacionalidades.
Em entrevista ao JORNAL DAS CALDAS partilhou os pontos altos da sua atividade e lançou um apelo direto a proprietários e empreiteiros: este é o momento ideal para dar visibilidade global aos seus imóveis.

Politécnico de Leiria volta a desafiar mentes criativas no Ocean Hackathon

O evento realiza-se entre os dias 17 e 19 de outubro, com submissão de desafios aberta até 15 de maio. Durante 48 horas consecutivas, equipas multidisciplinares compostas por estudantes, investigadores, docentes e outros profissionais vão trabalhar no desenvolvimento de protótipos tecnológicos que respondam a desafios propostos por entidades nacionais e internacionais. A edição portuguesa decorre […]