Câmara cede apartamentos para GNR funcionar

A Câmara de Peniche resolveu ceder, de forma provisória, dois apartamentos para funcionamento do posto da GNR, por falta de condições do atual espaço.

A situação deverá manter-se até serem construídas novas instalações, segundo um protocolo aprovado em reunião da Câmara, a ser estabelecido com a secretaria-geral da Administração Interna e com a GNR. A decisão é justificada pelo facto de o atual posto “não reunir as condições mínimas para o seu funcionamento”, manifestou a autarquia, citada pela agência Lusa. Já em 2017 o Ministério da Administração Interna tinha admitido que o posto da GNR na cidade de Peniche “não apresenta as condições adequadas para o desempenho da missão de uma força de segurança”. Por isso, reconheceu a necessidade de construir novas instalações para “criar todas as condições para garantir o exercício das funções policiais com dignidade, que salvaguarde a operacionalidade das forças de segurança, e que assegure a proteção da liberdade e da segurança das pessoas e seus bens”. O edifício atual tem mais de cem anos e está degradado, motivo pelo qual a Câmara de Peniche disponibilizou há mais de dez anos um terreno na freguesia da Atouguia da Baleia para a construção de um novo posto. A cedência dos dois imóveis na cidade vai vigorar até entrar em funcionamento o novo posto da GNR em Atouguia da Baleia, para o qual ainda não foi lançado projeto a concurso público. Com a solução, pretende-se “garantir melhores condições para os serviços e para os utentes”. Trata-se de uma cedência sem quaisquer contrapartidas financeiras, suportando a GNR as despesas de funcionamento.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.