Uma comitiva da região Oeste composta por autarcas e representantes de vários concelhos estava em Marrocos quando se verificou o sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter que provocou pelo menos 2012 mortos e 2059 feridos, dos quais 1404 com gravidade, segundo o último balanço provisório das autoridades marroquinas.
Os representantes da AGEO – Associação Geoparque Oeste participavam na Conferência Internacional dos Geoparques da Unesco em Marraquexe.
Ana Batalha, vereadora na Câmara Municipal de Peniche, informou que “todos os elementos da comitiva do Geoparque Oeste estão bem e em segurança, a recuperar do grande susto”. “Vivemos um sentimento de grande união e de solidariedade para com a população local”, vincou a autarca.
Em Marraquexe na altura do sismo encontrava-se também António Vidigal, secretário da presidência da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, que comentou na rede social Facebook que no hotel onde estava alojado “foi só o susto”. “Está tudo bem, mas apreensivo com eventuais réplicas. Não há autorização para dormir nos quartos”, relatou. Os hóspedes pernoitaram em zonas ao ar livre.
Há dois portugueses entre os feridos. São um homem e a sua filha menor, que estavam a visitar a zona antiga de Marraquexe com a família. O adulto foi atingido com uma pedra na cabeça e a menor foi ferida num pé. Foram sujeitos a intervenções cirúrgicas e encontram-se hospitalizados.