Faleceu o ator António Évora

Faleceu na passada quinta-feira, em Lisboa, o ator António Évora, de 82 anos, natural de Atouguia da Baleia, em Peniche.

Faleceu na passada quinta-feira, em Lisboa, o ator António Évora, de 82 anos, natural de Atouguia da Baleia, em Peniche.

Nascido em 1941, estreou-se na representação em 1965 no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, com “Auto da Festa”, na Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro, com participação em dezena e meia de peças. Passou por outras companhias, como o Teatro Experimental de Cascais, O Bando, Artistas Unidos ou a Companhia de Teatro de Braga. Fez teatro de revista com a Empresa Vasco Morgado e deu apoio e formação a vários grupos de teatro amador.

Teve uma longa carreira na televisão, participando em peças, séries e telenovelas, desde “Milho Para o 8º Exército”, da RTP, em 1974, até “Ouro Verde”, da TVI, em 2017, somando cerca de três dezenas de representações. Por exemplo, foi o sargento Lima em “Chuva na Areia” (RTP 1985), diretor da PJ em “Ballet Rose” (RTP 1998), Joaquim em “Jornalistas” (SIC 1999-2000), Ti Zé em “Ajuste de Contas” (RTP 2000), Joaquim dos Fósforos em “Filha do Mar” (TVI 2001-2002), Xavier em  “Uma Aventura” (SIC 2004), José em “Conta-me Como Foi (RTP 2007-2008), pastor em “Tu e Eu” (TVI 2007) ou padre em “Mulheres” (TVI, 2014).

Passou também pelo cinema. Entre a sua filmografia encontra-se mais de uma dezena de presenças, desde a estreia em 1969, na película “A Caçada do Malhadeiro”, até “Chouriço Santo”, em 2022.

Trabalhou ainda como assessor cultural nas autarquias de Peniche e Bombarral e passou pela Fundação Calouste Gulbenkian na programação e divulgação.

O ator vivia desde 2012 na Casa do Artista.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.