António Costa visitou em Peniche obra que vai ser inaugurada pelo novo Governo

Num dos últimos atos enquanto primeiro-ministro, António Costa visitou no passado domingo na fortaleza de Peniche, antiga cadeia política, as obras de instalação do Museu da Resistência e da Liberdade, lançadas pelo seu Governo mas que vão ser inauguradas pelo novo elenco governativo a 27 de abril.

Num dos últimos atos enquanto primeiro-ministro, António Costa visitou no passado domingo na fortaleza de Peniche, antiga cadeia política, as obras de instalação do Museu da Resistência e da Liberdade, lançadas pelo seu Governo mas que vão ser inauguradas pelo novo elenco governativo a 27 de abril.

O primeiro-ministro, em término de funções visitou as obras do Museu da Resistência e da Liberdade, um investimento de 4,3 milhões de euros, comparticipados por fundos comunitários, e recordou o movimento que levou o seu Governo a abandonar a ideia de concessionar a Fortaleza de Peniche a privados para fins turísticos e a avançar com obras de valorização do espaço para vir a albergar o espaço museológico.

No ano das comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974, há legados que é preciso deixar vivos na memória do povo, disse António Costa, sublinhando que é necessário recordar a resistência à ditadura para fazer perdurar a democracia.

Durante a ditadura, na Fortaleza de Peniche funcionou uma prisão política. O Museu Nacional Resistência e Liberdade nasce do reconhecimento deste local enquanto espaço-memória e símbolo maior da luta pela liberdade.

“É um legado muito importante de todos aqueles que resistiram, todos aqueles que lutaram pela liberdade”, manifestou, apontando que “o testemunho de vida, de dor e sobre o que foi a ditadura” transmitido às gerações é fundamental para não se voltar a vivê-la.

Ladeado pelos antigos presos políticos Fernando Rosas e Domingos Abrantes, vincou que “convém não esquecer os 48 anos de ditadura que antecederam estes 50 anos de democracia e recordar aqueles que foram decisivos”, fazendo notar que fez parte “da primeira geração que já pôde crescer em liberdade”.

“Este é um museu da resistência antifascista e tem como objectivos despertar consciências democráticas e educar os jovens para os princípios da defesa da liberdade, uma realidade que nos atormentou durante 48 anos e que esperamos que não volte a repetir-se”, sublinhou Domingos Abrantes.

Fernando Rosas sustentou a importância de “salvaguardar a história num momento em que a democracia portuguesa é alvo das maiores ameaças”.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.