Guilherme Ribeiro é o campeão nacional de surf da Liga MEO Surf 2024. A conquista do surfista, de 22 anos, foi assegurada, ao início da manhã deste domingo, durante o Bom Petisco Peniche Pro, quinta e última etapa da 1.ª Divisão do surf nacional.
Com somente dois surfistas nas contas pelo título, Guilherme Ribeiro e Tomás Fernandes chegaram ao dia final do Bom Petisco Peniche Pro numa luta taco a taco. Guilherme Ribeiro esteve em ação na primeira bateria do dia e respondeu de forma positiva, ao garantir um triunfo com 13 pontos e consequente passagem aos quartos-de-final.
A pressão ficou do lado de Tomás Fernandes, que teria sempre de fazer um resultado melhor que o rival nesta etapa. A competir no heat 3 da ronda 3, Tomás Fernandes acabou por não se encontrar com o mar. A derrota nesta fase da prova ditou automaticamente a conquista do título por parte de Guilherme Ribeiro, que fez a festa na areia.
“Este é um título importante porque tive um ano muito duro”, começou por dizer Guilherme Ribeiro, logo após a festa da celebração.
Depois de ter sido campeão nacional em 2022, repetiu, agora, o feito, regressando ao topo do surf nacional e sucedendo a Joaquim Chaves.
Já com o título assegurado, Guilherme Ribeiro continuou a superar rondas na prova, vencendo nos quartos-de-final o júnior Jaime Veselko, nas meias-finais o campeão deposto, Joaquim Chaves, e na final Afonso Antunes, que é o atual vice-líder do ranking europeu, vencendo a disputa derradeira do Bom Petisco Peniche Pro com 12,50 pontos, contra 10,15.
Na prova feminina, Teresa Bonvalot já tinha conquistado o título de forma antecipada, na etapa dos Açores, e em Peniche chegou às meias-finais, tendo sido surpreendida por Gabriela Dinis, numa bateria decidida por somente 0,05 pontos de diferença.
Na final do Bom Petisco Peniche Pro, Kika Veselko entrou de forma mais ativa, enquanto Gabriela Dinis foi mais paciente. Embora, a vice-campeã nacional tenha estado na liderança durante muito tempo, na reta final da bateria, Gabriela Dinis operou uma reviravolta, vencendo com 9,40 pontos contra 8,75, rumo à segunda vitória da carreira na Liga MEO Surf.
A Liga MEO Surf 2024 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!.