Alternativa 21

José Marques Serralheiro é natural da Benedita e administrador hospitalar de profissão. Foi deputado municipal independente na Assembleia Municipal de Alcobaça de 2005 a 2009, tendo sido eleito na lista do PS, como cabeça de lista. A sua principal prioridade é defender a construção do Hospital Oeste Norte, mas pretende também que sejam edificados lares com creches integradas nas 110 freguesias do distrito de Leiria.

José Marques Serralheiro é natural da Benedita e administrador hospitalar de profissão. Foi deputado municipal independente na Assembleia Municipal de Alcobaça de 2005 a 2009, tendo sido eleito na lista do PS, como cabeça de lista.

A sua principal prioridade é defender a construção do Hospital Oeste Norte, mas pretende também que sejam edificados lares com creches integradas nas 110 freguesias do distrito de Leiria.

JORNAL DAS CALDAS – O que é mais prioritário para o distrito de Leiria?

A edificação do Hospital Oeste Norte, 250 camas a 25 minutos de 250 000 habitantes, trata-se de uma solução para resolução de uma grave injustiça para com a população do Oeste Norte, face a Leiria, norte do distrito.

Também consideramos que é urgente para um envelhecimento saudável e justiça intergeracional edificar um lar de 30 camas com uma creche integrada, em todas as 110 freguesias do distrito de Leiria, resolvendo dois problemas, acolhimento de idosos e de crianças. Se queremos promover a natalidade e respeitar os idosos.

Rede de transportes integrada para combater as alterações climáticas e a poupança de despesas deslocação das famílias, aumento de forma indireta do seu poder de compra.

J.C. – Quais são os projetos para o distrito que vai defender na Assembleia da República?

Os que já explanei na resposta anterior. E ainda a acessibilidade aos cuidados de saúde. Com a defesa da fixação dos seguintes tempos máximos de espera: 24 horas, consultas de médico de família ou médico assistente; 15 dias para exames e tratamentos; 90 dias para consultas externas hospitalares e 180 dias para intervenções cirúrgicas.

Também fazer a defesa de uma casa para todos, direito consignado no art.º. 65 da Constituição da República Portuguesa. Soluções de construção e arrendamento.

J.C. – O ministro da Saúde anunciou a construção do novo hospital em Bombarral. Caldas luta para que unidade fique no território caldense e até em conjunto com Óbidos propuseram um terreno. O que defende?

Sou o mentor do Hospital Oeste Norte, desde 2001.

Pela minha persistência e luta individual foi aprovado por resolução de conselho de ministros de 28 de agosto de 2008.

Por não concordância entre as autarquias de Caldas da Rainha e Alcobaça sobre a sua localização, este projeto não foi avante.

Desde 2020 que defendo a edificação de dois hospitais, ambos de 250 camas: Hospital Oeste Norte, nas Caldas, e Hospital Oeste Sul, em Torres Vedras.

Esta solução está coerente com o estado da arte da edificação de hospitais e respeita a acessibilidade dos destinatários. Havendo assim dois hospitais de proximidade.

J.C. – Porque é que o eleitor deve votar na sua lista e não em outra concorrente?

Porque serei um deputado competente, empenhado e de confiança na defesa de todos os direitos dos portugueses, consignados na Constituição da República Portuguesa. E sempre na procura das melhores soluções que, de forma holística, sejam favoráveis em termos da análise custo/benefício, para mais e melhor tranquilidade e bem-estar de toda a população portuguesa e de todos os residentes sem desigualdades e discriminações.

J.C.- Qual é a pergunta que nunca lhe fazem e gostava que lhe fizessem? E como responderia?

Se tenho uma autoestima e autoconfiança fortes.

Sim, pratico-a quotidianamente nos projetos em que me envolvo.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.