emissão em direto

Amoreira celebra Dia Nacional dos Moinhos

Amoreira, no concelho de Óbidos, prepara-se para celebrar o Dia Nacional dos Moinhos com um conjunto diversificado de atividades para toda a família, que terão lugar entre os dias 5 e 8 de abril.

Amoreira, no concelho de Óbidos, prepara-se para celebrar o Dia Nacional dos Moinhos com um conjunto diversificado de atividades para toda a família, que terão lugar entre os dias 5 e 8 de abril.

Caminhadas com visitas aos moinhos de água e de vento, workshops, mercado, exposições, passeios de motards, apresentações temáticas dos bombeiros de Óbidos, almoço convívio, música ao vivo e animação são algumas das propostas deste evento, que conta com a organização da Junta de Freguesia de Amoreira.

Destaque para as visitas guiadas e demonstrações do funcionamento do moinho de água (Azenha do Retiro) e do moinho de vento (Moinho dos Hipólitos). Será uma oportunidade para observar moinhos perfeitamente conservados e funcionais. Durante estes dias, o acesso aos moinhos será livre.

A organização sublinha ainda o concurso “Mão na Massa” do Pão, onde equipas familiares apresentam o pão que confecionaram. Esta experiência visa unir várias faixas etárias da família e despertar nos mais novos o gosto pela arte de fazer pão.

Além disso, os visitantes poderão desfrutar de um mercado com produtos locais, participar em workshops orientados por chefs padeiros, e muitas outras atividades onde não faltará a música tradicional portuguesa.

Programa: 5 de abril – 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00 – Moinhos Abertos – Visita guiada e demonstração do funcionamento do Moinho de Água e do Moinho de Vento; 14h30 – Apresentação da temática “Incêndios rurais – da prevenção ao combate”, pelos Bombeiros Voluntários de Óbidos. Local: Moinho dos Hipólitos.

6 de abril – 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00 – Moinhos abertos; 09h30 – Caminhada “Rota dos Moinhos” com visita guiada à “Azenha do Retiro” e ao”Moinho dos Hipólitos”. Concentração: Praça Dr. Azeredo Perdigão; 10h00 – Concentração de motards; 10h30 – Workshop no CSCRA – Centro Social Cultural e Recreativo de Amoreira: preparação da massa de “Broa de Milho”, com orientação dos chefs padeiros José Leitão e Carlitos Almeida (reserva antecipada na Junta de Freguesia); 12h30 – Workshop no CSCRA: cozedura em forno a lenha das massas preparadas em casa pelos participantes, com orientação dos chefs padeiros José Leitão e Carlitos Almeida (este pão será posteriormente avaliado no concurso). Reserva antecipada na Junta de Freguesia; 16h00 – Atuação do Rancho Folclórico e Etnográfico – “Estrelas do Arnóia” da Sancheira Grande. Local: Praça Dr. Azeredo Perdigão; 17h00 – Concurso “Mão na Massa” do Pão das massas preparadas em casa pelos participantes (com inscrição na Junta de Freguesia). Local: Praça Dr. Azeredo Perdigão.

7 de abril – 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00 – Moinhos abertos; 09h30 – Caminhada “Rota dos Moinhos” com visita guiada à “Azenha do Retiro” e ao “Moinho dos Hipólitos”. Concentração: Praça Dr. Azeredo Perdigão; 13h00 – Almoço, no CSCRA (reserva até 3 de Abril no CSCRA ou na Junta de Freguesia); 16h00 – Animação musical com “Os Cavaquinhos das Gaeiras”. Local: Praça Dr. Azeredo Perdigão.

8 de abril – 10h00 às 13h00 – Moinhos Abertos; Receção das crianças do 1º e 2º anos da Escola Básica do Furadouro; Visita guiada e demonstração do funcionamento do Moinho de Água e do Moinho de Vento.

6 e 7  de Abril – A decorrer em simultâneo na Praça Dr. Azeredo Perdigão – 10h00 às 18h00 – Mercado Primavera – Exposição: “da Terra ao Pão” – Exposição de pintura de Moinhos por Sónia Costa.

Últimas Notícias

EB de St.º Onofre convida população a participar numa Flash Mob

No âmbito das comemorações dos 30 anos da EB de St.º Onofre do Agrupamento de Escolas Raul Proença, vai ser realizada uma iniciativa de mobilização pela turma H do 5.º ano, no âmbito de um projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Inglês, Educação Musical e Educação Física.

Bombeiros não querem ser associados a elemento participante em “reality show”

Os Bombeiros Voluntários do Bombarral emitiram um comunicado, assinado pelo comandante, Pedro Lourenço, e pelo presidente da associação humanitária, Vítor Garcia, em que repudiam ser associados a atitudes por parte de um dos seus elementos, Tiago Rodrigues, que esteve a participar no programa “Era uma vez na Quinta”, transmitido na SIC.