emissão em direto

Apresentado livro ‘Forte de Peniche — Memória, Resistência e Luta’

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, as Bibliotecas do Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) promoveram no dia 25 de janeiro a apresentação do livro ‘Forte de Peniche — Memória, Resistência e Luta’.

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, as Bibliotecas do Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) promoveram no dia 25 de janeiro a apresentação do livro ‘Forte de Peniche — Memória, Resistência e Luta’.

O evento teve lugar na Sala Berlenga da ESTM, em Peniche, estando a apresentação a cargo de João Neves, do conselho diretivo da URAP — União de Resistentes Antifascistas Portugueses, e de Aida Rechena, diretora do Museu Nacional Resistência e Liberdade. A sessão contou ainda com um momento cultural com o maestro Carlos Alves, docente da ESTM.

Através de numerosos elementos bibliográficos, desde poemas, fotografias e fac-símiles de documentos, o livro inclui informações sobre a história da Fortaleza e relata as diversas fases do vasto movimento de opinião democrática que, a partir de 2016, se opôs ao então anunciado propósito de ocupar aquele espaço com uma unidade hoteleira de luxo.

Segundo a sinopse da obra, são ainda destacadas as “desumanas e vingativas condições enfrentadas pelos presos políticos, as suas lutas e a sua coragem e dignidade sempre reafirmadas, a solidariedade que receberam os muitos que sofreram nesta cadeia que foi parte integrante do cruel e poderoso aparelho repressivo do fascismo português”.

Últimas Notícias

Final das colheitas celebrado pela 25.ª vez no Cadaval

O Cadaval recebe a 25.ª edição da Festa das Adiafas, na qual se insere o XXI Festival Nacional do Vinho Leve. De 19 a 27 de outubro, o Pavilhão João Francisco Ribeiro Corrêa volta a receber o evento que celebra o final das colheitas e no qual não faltará animação musical, atividades equestres, gastronomia, espaços de conversa sobre o setor produtivo e artesanato.

Câmara de Óbidos cede terreno para construção da “casa da arbitragem”

O Município de Óbidos e a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) revelaram, no passado sábado, o terreno onde vai ser construída a Academia APAF, infraestrutura que vai nascer no Estádio Municipal, junto ao relvado sintético. A obra, estimada em 1,4 milhões de euros, será apoiada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), sendo que a cedência do terreno por parte da Câmara deverá ser formalizada nas próximas semanas, podendo a obra iniciar-se ainda este ano.

Semana de Combate à Pobreza e Exclusão Social

O Município de Caldas da Rainha associa-se à Semana de Combate à Pobreza e Exclusão Social, iniciativa promovida pela Rede Europeia Anti-Pobreza- EAPN Portugal, que se assinala de 14 a 25 de outubro, promovendo várias iniciativas no âmbito da sensibilização sobre as temáticas da pobreza e da exclusão social.