A Fundação para a Educação Ambiental, representada nacionalmente pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), premiou com a Bandeira Azul 404 praias, 18 portos de recreio e marinas, 22 embarcações ecoturísticas e 23 centros azuis, colocando Portugal em 6º lugar a nível de bandeiras distribuídas, entre os 68 países que participam na iniciativa.
É já o 36º ano consecutivo em que a praia do mar da Foz do Arelho recebe esta distinção, enquanto a lagoa é premiada apenas desde 2012. Para além destes prémios, tanto a zona da lagoa como do mar foram classificadas como Praia Acessível, destinada apenas a praias que cumpram critérios rigorosos que avaliam a acessibilidade de uma praia. O Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos foi também classificado como Centro Azul, pela Agência Portuguesa do Ambiente, pelo 2º ano seguido.
O concelho de Óbidos também recebeu prémios consecutivos. É o 5º ano seguido em que as praias do Rei Cortiço e Bom Sucesso são certificadas pela Bandeira Azul. A praia do Bom Sucesso foi até distinguida com a Bandeira Praia + Acessível, que faz dela uma referência até para outros espaços classificados como Praia Acessível. Filipe Daniel, o presidente da Câmara de Óbidos, afirma que o concelho volta a demonstrar assim o “compromisso com a preservação ambiental, a valorização do património natural e a promoção de práticas sustentáveis”.
No concelho de Torres Vedras, as praias distinguidas foram: Porto Covo, Santa Rita Norte, Santa Rita Sul, Navio, Pisão (Santa Cruz), Física (Santa Cruz), Centro (Santa Cruz), Santa Helena, Formosa, Azul e Foz do Lisandro. Lourinhã tem 5 praias na lista, sendo elas Porto Dinheiro, Peralta, Areal Sul, Areia Branca – Foz e Areia Branca.
O concelho de Peniche é também fortemente povoado por praias com Bandeira Azul: Consolação, Medão – Supertubos, São Bernardino, Gambão, Cova da Alfarroba, Baleal Sul e Baleal Norte. Por fim, o concelho de Alcobaça conta com a praia de São Martinho do Porto e Paredes de Vitória, enquanto Nazaré tem as praias da Nazaré e do Salgado assinaladas pela Bandeira Azul.
O tema da campanha da Bandeira Azul este ano é designado “Traz a Natureza de Volta!” e tem como objetivo mobilizar “promotores, biólogos, entusiastas, ativistas e criadores de conteúdo a participarem em projetos de recuperação de áreas naturais”.