emissão em direto

Bandeira Azul destaca trinta praias na zona Oeste pela sua qualidade

Este ano, os prémios Bandeira Azul, que distinguem as “praias e portos de recreio e embarcações” que conseguem criar espaços sustentáveis, seguros e confortáveis, galardoaram 30 espaços diferentes na zona oeste.

A Fundação para a Educação Ambiental, representada nacionalmente pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), premiou com a Bandeira Azul 404 praias, 18 portos de recreio e marinas, 22 embarcações ecoturísticas e 23 centros azuis, colocando Portugal em 6º lugar a nível de bandeiras distribuídas, entre os 68 países que participam na iniciativa.

É já o 36º ano consecutivo em que a praia do mar da Foz do Arelho recebe esta distinção, enquanto a lagoa é premiada apenas desde 2012. Para além destes prémios, tanto a zona da lagoa como do mar foram classificadas como Praia Acessível, destinada apenas a praias que cumpram critérios rigorosos que avaliam a acessibilidade de uma praia. O Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos foi também classificado como Centro Azul, pela Agência Portuguesa do Ambiente, pelo 2º ano seguido.

O concelho de Óbidos também recebeu prémios consecutivos. É o 5º ano seguido em que as praias do Rei Cortiço e Bom Sucesso são certificadas pela Bandeira Azul. A praia do Bom Sucesso foi até distinguida com a Bandeira Praia + Acessível, que faz dela uma referência até para outros espaços classificados como Praia Acessível. Filipe Daniel, o presidente da Câmara de Óbidos, afirma que o concelho volta a demonstrar assim o “compromisso com a preservação ambiental, a valorização do património natural e a promoção de práticas sustentáveis”.

No concelho de Torres Vedras, as praias distinguidas foram: Porto Covo, Santa Rita Norte, Santa Rita Sul, Navio, Pisão (Santa Cruz), Física (Santa Cruz), Centro (Santa Cruz), Santa Helena, Formosa, Azul e Foz do Lisandro. Lourinhã tem 5 praias na lista, sendo elas Porto Dinheiro, Peralta, Areal Sul, Areia Branca – Foz e Areia Branca.

O concelho de Peniche é também fortemente povoado por praias com Bandeira Azul: Consolação, Medão – Supertubos, São Bernardino, Gambão, Cova da Alfarroba, Baleal Sul e Baleal Norte. Por fim, o concelho de Alcobaça conta com a praia de São Martinho do Porto e Paredes de Vitória, enquanto Nazaré tem as praias da Nazaré e do Salgado assinaladas pela Bandeira Azul.

O tema da campanha da Bandeira Azul este ano é designado “Traz a Natureza de Volta!” e tem como objetivo mobilizar “promotores, biólogos, entusiastas, ativistas e criadores de conteúdo a participarem em projetos de recuperação de áreas naturais”.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.

“Juventude avançada” brilhou no CCC com as “Danças do Mundo Ibérico”

O Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha foi palco de mais uma edição do evento “Danças do Mundo”, agora sob a designação “Danças do Mundo Ibérico”, que trouxe ao público um espetáculo vibrante e cheio de simbolismo.
O espetáculo foi dinamizado pelos seniores de 15 instituições caldenses de apoio a idosos e da Universidade Sénior Rainha Dona Leonor.