Catarina Martins e Rafael Henriques estiveram em pré-campanha nas Caldas da Rainha

Catarina Martins, ex-coordenadora do Bloco de Esquerda, esteve, a 22 de fevereiro, em campanha no distrito de Leiria, tendo viajado na Linha do Oeste e visitado o Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

Catarina Martins, ex-coordenadora do Bloco de Esquerda, esteve, a 22 de fevereiro, em campanha no distrito de Leiria, tendo viajado na Linha do Oeste e visitado o Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

Ao lado do cabeça de lista por Leiria, Rafael Henriques, e acompanhada de outros militantes, a ex-deputada começou o dia no norte do distrito, visitando o Agrupamento de Escolas de Pombal.

A comitiva viajou depois de comboio de Leiria até Caldas da Rainha, numa deslocação que foi uma “experiência que correu bem”, adiantou Rafael Henriques.

“O horário foi cumprido e houve conforto”, mas o facto de verem poucos passageiros demonstra que “não há resposta às necessidades das pessoas, ao nível dos horários e ligações a outros meios de transportes”.

Rafael Henriques salientou a importância da Linha do Oeste para dar “uma estrutura HeH

ao distrito e fazer para fazer a ligação ao resto do país”.

Por isso, defende a importância da requalificação e eletrificação de toda a Linha do Oeste, lamentando que este projeto esteja atrasado dois anos na sua concretização. Não obstante essas obras, o candidato acredita que seria possível fazer alterações nos horários atuais, de forma a adequá-los melhor às necessidades das pessoas.

“A nível nacional, e também para a região, defendemos um sistema nacional de transportes públicos que dê resposta à população com cobertura de todo o território”, explicou Rafael Henriques.

“Só uma boa rede de transportes públicos, nas suas diferentes vertentes, garante o acesso à mobilidade, que é um direito constitucional”, lembrou.

O candidato defendeu a intermodalidade dos diferentes tipos de transportes, garantindo também soluções ambientalmente mais corretas “diminuindo a emissão de gases”.

Nas Caldas da Rainha, depois de almoçarem num restaurante junto à rotunda da Fonte Luminosa, os bloquistas reuniram com o diretor do CCC, Mário Branquinho, e visitaram aquele espaço cultural. Puderam ainda visitar a exposição de pintura “Aleppo /Estrela Vermelha”, de José Maria Bustorff, organizada pelo Teatro da Rainha.

Ao nível da cultura, Rafael Henriques defendeu mais verbas para este setor no Orçamento de Estado e uma melhor articulação com as autarquias, que conhecem melhor a realidade de cada território. “É preciso que haja atividade cultural em todo o país e não apenas nos grandes centros urbanos”, disse.

Médico de família, Rafael Henriques manifestou que as recém-criadas Unidades Locais de Saúde têm trazido apenas “confusão e entropia no sistema”. Embora acredite que a situação melhore depois de um período de adaptação, o médico sustentou que estas estruturas não são uma boa solução, de acordo com outras experiências já existentes.

Embora não seja candidata, Catarina Martins tem vindo a participar em algumas ações de campanha do BE para dar apoio e também para passar o testemunho do trabalho que foi feito anteriormente. “Fomos o primeiro partido a apresentar um Plano Ferroviário Nacional, pela mão do nosso deputado Heitor de Sousa”, recordou.

Heitor de Sousa, que é atualmente o mandatário distrital do BE, foi eleito por Leiria em 2009 e 2015. O BE elegeu também, em 2019, Ricardo Vicente, mas nas últimas eleições legislativas não teve nenhum deputado eleito pelo distrito. Aliás, perdeu metade dos votos (20.925 votos em 2019 e 10.711 em 2022).

“A eleição de um deputado do Bloco pelo distrito de Leiria é fundamental para a maioria de esquerda que vamos ter no dia seguinte às eleições”, defendeu Catarina Martins.

A ex-coordenadora do BE acredita que é possível conseguir um bom resultado “porque nos últimos anos conseguimos eleger um deputado por quatro vezes e soubemos demonstrar a diferença”. Na sua opinião, só perderam esse deputado em 2022 “porque houve muita gente que votou no PS com medo da direita e depois acordaram com uma maioria absoluta”. Por isso, apelou que “desta vez votem em quem sabem que luta pelos seus direitos”.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.