O público assistiu a uma reinterpretação, releitura e reinvenção de alguns dos poemas de Armando da Silva Carvalho, momento que contou com a participação da compositora Melanie Russo.
Procurando recriar os ambientes da artista e do poeta, foi desenhada uma sala dedicada, com duas secretárias colocadas frente a frente, em representação dos dois universos criativos.
Na da Melanie Russo, objetos, velas e um metrónomo – pela sua ligação à música – pretenderam demonstrar o seu processo de interpretação e construção à volta dos cinco poemas escolhidos para interpretar e musicar. Na secretária do poeta, natural do Olho Marinho, foi recriada a “sua” secretária, com vários manuscritos originais do autor, a sua máquina de escrever, e algumas das obras que o acompanhavam sempre no processo de criação, além da folha branca, algo que sempre o entusiasmou enquanto criador.
Antes do concerto iniciar, José Manuel Vasconcelos, poeta, ensaísta, crítico e tradutor e grande amigo de Armando da Silva Carvalho, apresentou o poeta obidense.
A noite contou com atuações de Melanie Russo (composição, arranjos, piano e voz), Guilherme Sedas (guitarra e voz), Beatriz Ferro (voz), Leonor Reis (voz) e Miguel Cascais (voz).
O concerto teve como base a obra poética de Armando da Silva Carvalho, com os seus poemas a serem transformados em arranjos musicais e interpretações únicas.
Nesta homenagem marcaram presença alguns membros da família de Armando da Silva Carvalho.
O projeto “Entre Nós” nasceu no Festival Latitudes – Literatura e Viajantes, com o propósito de apoiar talentos emergentes do concelho, oferecendo-lhes a oportunidade de partilhar as suas visões e paixões.
O Dia Mundial da Poesia foi também assinalado com outras duas instalações, patentes em duas sacristias do Convento de São Miguel. Uma alusiva ao projeto “Palavras da Nossa Terra”, a cargo de poetas do concelho, e outra sobre o projeto “wr3ad1ngd1g1t5”, que juntou artistas portugueses e polacos na construção de uma experiência ciberliterária. A exposição/processo criativo estará disponível para visita até dia 23 de abril.