Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares

O MARE - Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche, vão promover uma nova edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares, que pretende dar a conhecer as espécies de microalgas cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos, sistemas de produção, e os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas. As inscrições estão abertas até dia 27 de maio.

O MARE – Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche, vão promover uma nova edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares, que pretende dar a conhecer as espécies de microalgas cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos, sistemas de produção, e os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas. As inscrições estão abertas até dia 27 de maio.

O curso combina seminários, aulas teóricas e práticas de isolamento celular, preparação de meios de cultura, ferramentas de análise molecular e boas práticas de manutenção de cultivos, estando previsto decorrer entre os dias 3 e 7 de junho, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.

A formação destina-se a técnicos, professores, investigadores, candidatos a doutoramento e estudantes de licenciatura e mestrado com interesse neste grupo de espécies e nas suas utilizações como recurso biológico.  

“As microalgas são um mundo de grande biodiversidade cujo potencial como recurso biológico é motivo de crescente interesse. Tradicionalmente usadas como cultura auxiliar na produção aquícola, as microalgas constituem, atualmente, espécies de interesse aquícola per se devido às suas aplicações na indústria alimentar, cosmética, nutracêutica, química, bioenergética, biofertilizante e sequestro de CO2. Os rotíferos e artémia que beneficiam e podem ser nutricionalmente enriquecidos com microalgas específicas são o alimento inicial em muitos ciclos produtivos em aquacultura e aquariofilia, e importantes modelos experimentais”, pode ler-se na informação sobre o curso.

O programa do curso prevê a abordagem a temas como Introdução aos cultivos auxiliares: primários e secundários; Sistemas de cultivo de microalgas marinhas e de água doce; Sistemas de produção de rotíferos e artémia; Principais fatores que afetam o cultivo de microalgas; Métodos de tratamento da água para o cultivo de microalgas; Manutenção de cepas monoclonais; Técnicas de assepsia para o trabalho com microalgas em laboratório; Técnicas de contagem e estimação da biomassa de microalgas; Modulação da composição nutricional de microalgas; Enriquecimento nutricional de rotíferos e artemia; Ferramentas moleculares para a identificação de estirpes de microalgas.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.