emissão em direto

Dia do Diploma distinguiu alunos finalistas do Agrupamento Josefa de Óbidos

Foi com o auditório da Casa da Música repleto de professores, alunos, familiares, rotários e de autarcas que decorreu no dia 17 de novembro a Gala do Dia do Diploma 2023 do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, que reconhece a dedicação e empenho dos alunos que terminaram o secundário. Regra geral a cerimónia é realizada na escola sede do agrupamento, mas este ano pela primeira vez foi organizada em conjunto com o Rotary Club de Óbidos.

A animação foi realizada pela prata da casa em três áreas culturais – música, dança e poesia – com o intuito de mostrar os talentos do agrupamento.

Foram entregues 33 diplomas aos alunos que terminaram o secundário no ano letivo 2022/2023 nos cursos de Ciências e Tecnologias e Línguas e Humanidades.

Conforme subiam ao palco para receber o diploma cada jovem revelou o curso e a faculdade que frequentam. A grande maioria está a estudar em universidades em Coimbra, Leiria, Lisboa, Beja, entre outros locais. Engenharia informática, fisioterapia, marketing, gerontologia foram alguns dos cursos referidos pelos alunos. 

Foram distinguidos os melhores alunos dos dois cursos. Beatriz Correia foi a melhor aluna de Ciências e Tecnologias e Tomás Filipe de Línguas e Humanidades. 

O Rotary Club de Óbidos ofereceu a estes alunos um certificado de mérito e 150 euros a cada jovem, com o apoio da empresa Multiverde.

Também foi homenageada a professora Isabel Araújo, que se aposentou recentemente, tendo sido destacada a sua exigência, dedicação e empenho no ensino.

A apresentação mais formal foi feita por Ricardo Duque, mas foi o professor José Manuel Nascimento que conduziu a gala, que para o agrupamento tem um “significado muito especial”.

José Santos, reeleito na véspera para mais um mandato de quatro anos como diretor do agrupamento, realçou a importância da escola “na preparação do futuro destes jovens, tendo-lhes dado conhecimentos e valores que os ajudam a ser cidadãos autónomos, responsáveis e interventivos”. “Os ensinamentos que tiveram na escola serão importantes para o vosso percurso”, salientou. Foi ainda uma oportunidade para o diretor “homenagear os alunos e desejar sucesso nos novos desafios”.

A presidente do Rotary Club de Óbidos, Adélia Belo, disse que os rotários juntaram-se à gala com o intuito de “fortalecer a capacidade das comunidades, apoiar a educação e aumentar a alfabetização”. “A gala de hoje reconhece a dedicação e excelência dos mais jovens, mas também todos os profissionais que diariamente trabalham para um serviço público de excelência”, sustentou.

A médica Cristina Teotónio, do Rotary do Bombarral, dirigiu-se aos alunos dizendo que “o mérito não é só ter boas notas, consegue-se através das nossas ações do dia a dia, de sabermos que ao nosso lado estão pessoas que precisam da nossa ajuda e que devemos sempre tentar apoiar”.

O presidente da câmara, Filipe Daniel, e a vereadora da educação, Margarida Reis destacaram o empenho não só dos alunos mas dos professores e das famílias dos estudantes. Mostraram disponibilidade para colaborar com a escola.

Também presente nesta cerimónia esteve Pedro Damião, representante da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, que congratulou a reeleição do diretor do agrupamento.

Últimas Notícias

Nacional de pump track na Benedita

A Benedita recebe, no próximo sábado, o Campeonato Nacional de Pump Track. Depois das edições realizadas no Parque das Nações, em Lisboa, o evento muda-se para o Parque Desportivo e Motorizado daquela vila.

Arthur Lionel Trump em concerto no Museu José Malhoa

No próximo sábado, pelas 16h00, com entrada gratuita, o Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, receberá um recital de piano, violoncelo e soprano, à volta da obra do compositor inglês Arthur Lionel Trump (1893-1974).

Encontro de Velharias e Antiguidades

O Encontro de Velharias e Antiguidades regressou no passado sábado ao parque de estacionamento do Leroy Merlin e Jom, nas Caldas da Rainha.

Bar-Wings realizou 18ª Prova de Requisitos no Pavilhão Rainha Dona Leonor

O Clube Bar-Wings, primeiro clube de calistenia das Caldas da Rainha, teve oito atletas a tentarem as provas de requisitos, que servem para levar os participantes a ultrapassar os seus limites e desafiarem-se continuamente. A iniciativa realizou-se no Pavilhão Rainha Dona Leonor, nas Caldas da Rainha, no dia 19 de outubro.