emissão em direto

Exposição “Óbidos, 1148: Terra de Mouros e Cristãos”

O Município de Óbidos promove a exposição "Óbidos, 1148: Terra de Mouros e Cristãos", uma viagem pela história que celebra os 877 anos da reconquista da vila. O evento terá lugar no CDI – Centro de Design de Interiores, entre dezembro e janeiro, proporcionando uma experiência cultural e educativa que valoriza a herança mourisca e cristã da região.

O Município de Óbidos promove a exposição “Óbidos, 1148: Terra de Mouros e Cristãos”, uma viagem pela história que celebra os 877 anos da reconquista da vila. O evento terá lugar no CDI – Centro de Design de Interiores, entre dezembro e janeiro, proporcionando uma experiência cultural e educativa que valoriza a herança mourisca e cristã da região.

Aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, a exposição oferece atividades direcionadas a escolas e visitantes. Em dezembro, a programação acontece nas semanas de 2 a 6, 9 a 13 e 16 a 20. Já em janeiro, as atividades prolongam-se durante todo o mês, com especial destaque para o feriado municipal, celebrado a 11 de janeiro.

Os visitantes poderão conhecer a história do Castelo de Óbidos, desde o século XII, com foco na reconquista cristã por D. Afonso Henriques e o cavaleiro Gonçalo da Maia, bem como a influência cultural deixada pela presença muçulmana.

A programação inclui sessões temáticas que abordam a arquitetura, a gastronomia e o vocabulário de origem árabe, complementadas por uma retroprojeção da lenda da “Moura Encantada Esmeralda Al-Matraca” e por uma oficina criativa onde os participantes poderão construir um castelo em 3D utilizando cartão reciclado.

O espaço expositivo integra ainda dez painéis informativos sobre a herança mourisca, uma reprodução do retrato de D. Afonso Henriques, da autoria de Carlos Alberto Santos, e uma banda desenhada criada pelo arquiteto Duarte, que ilustra a reconquista da vila e os acampamentos de cristãos e mouros junto ao castelo.

Últimas Notícias

Galeria Athena é novo espaço para a arte e cultura

Marie José Aymé, originária de Paris e residente nas Caldas da Rainha há uma década, inaugurou em setembro a Galeria de Artes Athena, um espaço dedicado à promoção de artistas talentosas e amadores.

Magusto na Paróquia de Nossa Senhora do Pópulo

A Paróquia de Nossa Senhora do Pópulo, em Caldas da Rainha, reuniu no passado dia 16 centenas de pessoas no tradicional magusto, no Centro Pastoral, atrás da Igreja Paroquial. O evento, que começou às 16h00 e se prolongou até à noite, coincidiu com a inauguração das luzes de natal da cidade, criando um ambiente de festa e comunhão.

Expoaves/1º Ibérico contou com exposição de cerca de 2 mil aves na Expoeste

Centenas de pessoas aproveitaram a realização da XXXVI Expoaves, na Expoeste, para apreciar e aprender mais sobre estas espécies. Organizado pelo Clube Ornitológico de Caldas da Rainha, o evento, que decorreu de 22 a 24 de novembro, contou com uma grande participação de criadores nacionais e espanhóis, exibindo 1.960 aves. Esta edição marcou também a primeira exposição com denominação ibérica, reforçando a importância do encontro no panorama da ornitologia. Os criadores expuseram os seus melhores exemplares.