emissão em direto



Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

Adelino Marques Ferreira, antigo preso político, marcou presença no ato inaugural. Esteve preso durante 540 dias, por oposição ao regime, tendo cumprido pena de prisão no Estabelecimento Prisional de Caxias.

As comemorações, realizadas pelo Município do Bombarral, em parceria com a União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo, tiveram início com o hastear das bandeiras na sede da União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo e nos Paços do Concelho, contando com largada de pombos, em frente à Câmara Municipal, pelo Grupo Columbófilo Bombarralense. Para além das entidades oficiais, as comemorações contaram com a participação da Banda do Círculo de Cultura Musical Bombarralense (CCMB), dos Bombeiros Voluntários do Bombarral e do Move Associativismo.

Foi no Salão Nobre dos Paços do Concelho que decorreu a sessão solene da Assembleia Municipal, que contou com as intervenções do presidente da Assembleia Municipal, Élio Leal, do presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, bem como dos representantes dos vários partidos com assento neste órgão autárquico: Rute Oliveira (independente), Norberto Brunheta (CDS/PP), Delmira Rafael (CDU), Alexandra Figueiredo (PSD) e José Vítor Silva (PS).

A sessão comemorativa contou a atuação do Coro Vox Feminis do CCMB e com um momento de poesia protagonizado pelos alunos do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (AEFP), Maria Rita Silva e Simão Costa. A presidente da Associação de Estudantes do AEFP, Matilde Nunes, foi desafiada a participar na sessão com uma intervenção que versou sobre o que representa o 25 de abril e qual o simbolismo que esta comemoração tem para os jovens nos dias de hoje.

O programa comemorativo incluiu ainda atividades dedicadas aos mais pequenos, que decorreram durante a tarde na Mata Municipal, dinamizadas pelo Clube Desportivo do Bombarral.

Últimas Notícias

Final das colheitas celebrado pela 25.ª vez no Cadaval

O Cadaval recebe a 25.ª edição da Festa das Adiafas, na qual se insere o XXI Festival Nacional do Vinho Leve. De 19 a 27 de outubro, o Pavilhão João Francisco Ribeiro Corrêa volta a receber o evento que celebra o final das colheitas e no qual não faltará animação musical, atividades equestres, gastronomia, espaços de conversa sobre o setor produtivo e artesanato.

Câmara de Óbidos cede terreno para construção da “casa da arbitragem”

O Município de Óbidos e a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) revelaram, no passado sábado, o terreno onde vai ser construída a Academia APAF, infraestrutura que vai nascer no Estádio Municipal, junto ao relvado sintético. A obra, estimada em 1,4 milhões de euros, será apoiada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), sendo que a cedência do terreno por parte da Câmara deverá ser formalizada nas próximas semanas, podendo a obra iniciar-se ainda este ano.

Semana de Combate à Pobreza e Exclusão Social

O Município de Caldas da Rainha associa-se à Semana de Combate à Pobreza e Exclusão Social, iniciativa promovida pela Rede Europeia Anti-Pobreza- EAPN Portugal, que se assinala de 14 a 25 de outubro, promovendo várias iniciativas no âmbito da sensibilização sobre as temáticas da pobreza e da exclusão social.