Os Lokomotiv, um dos grupos mais importantes do jazz e da música improvisada em Portugal, vão estrear o seu novo álbum na discoteca e bar Spacy, nas Caldas da Rainha, a 1 de outubro, Dia Mundial da Música.
O disco surge como forma de celebrar os 25 anos de atividade desta banda. Carlos Barreto, Mário Delgado e José Salgueiro convidaram o saxofonista Ricardo Toscano para integrar a formação e gravaram o álbum “25”, com temas originais.
Carlos Barreto explicou ao JORNAL DAS CALDAS que foram convidados pelos responsáveis do Spacy a atuarem naquele espaço e decidiram fazerem ali a sua primeira apresentação ao vivo do novo CD. “Nós gostamos de tocar em espaços não convencionais”, referiu.
O trio já atuou nas Caldas da Rainha noutras alturas, nomeadamente nos concertos de jazz organizados pela associação A062 no auditório do GAT, há cerca de 20 anos, e mais recentemente no festival de jazz do CCC.
A banda tem-se destacado pela sua enorme flexibilidade estética, interessada apenas em praticar um jazz relacionado com o tempo atual.
O grupo há muito que vem revelando um grande leque de interesses musicais que cobrem tendências como o rock, o jazz, as músicas do mundo e a clássica.
Este sétimo disco é um trabalho de continuidade, na linha do que tem vindo a tocar nestes 25 anos. “Nós gostamos de praticar um jazz eclético, moderno e musculado”, explicou Carlos Barreto.
Para este elemento, embora já não seja tão habitual que as pessoas comprem discos, é importante que a banda continue a gravar também como forma de ir fixando os vários momentos da produção que vai fazendo. É no final dos concertos que acabam por vender mais CDs.
Na opinião do músico, “o jazz está de boa saúde em Portugal” porque “há muita gente a ouvir e também a tocar”.
O Spacy fica na rua Engenheiro Cancela de Abreu nº 11 (onde funcionava anteriormente a discoteca Duplex). O disco será depois lançado em Lisboa, no liceu Camões, a 18 de outubro, a partir das 19h00