emissão em direto



Maior assistência no Centro Hospitalar do Oeste mas menos bebés

Apesar dos constrangimentos nos preenchimentos das escalas médicas, no ano passado, no Centro Hospitalar do Oeste (CHO) houve um aumento da atividade assistencial, segundo revelou a administração, mas houve menos nascimentos.

Apesar dos constrangimentos nos preenchimentos das escalas médicas, no ano passado, no Centro Hospitalar do Oeste (CHO) houve um aumento da atividade assistencial, segundo revelou a administração, mas houve menos nascimentos.

Em 2022, o CHO realizou 172.339 atendimentos nos três serviços de urgência (Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras), o que representa mais de 25% em relação ao ano anterior.

Entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2022 foram realizadas 160.984 consultas médicas nas unidades hospitalares do CHO, mais 4.320 (mais 2,8%) do que em 2021, e mais 14.817 (mais 9,2%) do que em 2019 (pré-pandemia).

Também as cirurgias registaram em 2022 um aumento, tendo sido realizadas 8.531, mais 1.606 (mais 23,2%) do que no ano anterior.

Foram realizadas 14.677 sessões de Hospital de Dia, mais 683 do que o ano passado, registando-se um aumento de 4,9%.

Nasceram 1.243 crianças em 2022, menos 30 do que no ano anterior.

Desde 1 de junho de 2013 que a maternidade do CHO está centralizada na unidade das Caldas da Rainha e até meados de junho de 2022 tinham sido realizados 12.435 partos, de acordo com uma informação da administração divulgada no ano passado.

O conselho de administração do CHO considera os resultados “positivos”, apontando que “traduzem uma melhoria do acesso à população servida”, ao mesmo tempo que agradece “o empenho e a dedicação dos profissionais da instituição, determinantes para o aumento da atividade assistencial”.

Constrangimentos nas Caldas

Este fim de semana a urgência geral do Hospital das Caldas da Rainha sofreu constrangimentos e demoras no atendimento, por não dispor de recursos humanos suficientes de Medicina Interna para preenchimento da escala respetiva entre as 20h de 21 de janeiro e as 08h de 22 de janeiro. A administração solicitou aos utentes para não se deslocarem à urgência sem contacto prévio com a Linha SNS 24, que disponibilizou aconselhamento e encaminhamento em situação de doença e medicação.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.