Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

São esperados mais de 40 visitantes no recinto que será instalado na Cerca do Castelo e também no programa paralelo que decorre no Parque Tecnológico de Óbidos.

Durante as 81 horas que irá durar o evento vão realizar-se cerca de 40 torneios de videojogos, oito workshops e oito talks sobre os mais diversos temas na área do gaming.

Para os participantes vão estar disponíveis 15 áreas diferenciadas com mais de 70 cadeiras de gaming, 50 consolas, 12 dispositivos de realidade virtual, 10 simuladores, 70 monitores, 40 computadores e 40 arcades.

Destaque ainda para a presença de 20 influenciadores, tais como Ricfazeres, Salvador Galeão e Pedro Tim, entre outros.

Com um investimento de 450 mil euros, o Óbidos Vila Gaming segue a estratégia que tem vindo a ser trabalhada pelo município “de ativação territorial baseada na criatividade e na inovação”, destacou Telmo Félix, vereador com o pelouro da Modernização, durante a conferência de imprensa de apresentação do evento que decorreu a 18 de abril.

“As muralhas vão dar lugar a uma grande arena de jogos. Passa de uma vila medieval para uma vila de gaming”, destacou o autarca.

O objetivo é criar no concelho um hub ligado ao videogaming, assim como “alavancar o setor industrial que, neste caso, se reflete numa indústria criativa e de valor acrescentado”.

Esta é uma forma de “fixar e atrair jovens e menos jovens para novas oportunidades de negócio, sendo, acima de tudo, uma indústria sustentável”.

Ricardo Duque, presidente da Óbidos Criativa, referiu que “este evento pretende “‘casar’ a estratégia que tem vindo a ser adotada de fixação de talentos, com a atração de pessoas para esta indústria digital e tecnológica”.

Uma das grandes apostas desta edição “é trabalhar a parte da formação de públicos”, pretendendo-se contrariar o estigma de que o gaming é algo negativo.

O responsável salienta que esta é “uma grande indústria e pode ser utilizada com uma forte componente pedagógica”, destacando ainda a ligação com o agrupamento de escolas Josefa D’Óbidos.

Em nome da E2Tech, a empresa responsável pela organização na vertente gaming, Pedro Silveira referiu que o evento “marcou a diferença no mundo dos videojogos” com “atividades diferentes para públicos diferentes”. Dos torneios de jogos à realidade virtual, não faltarão locais de interesse em todo o recinto.

André Perdiz, responsável pela Impulse, uma empresa obidense orientada para as áreas de eSports, criação de conteúdos (influencers) e gaming, salientou o orgulho que sente neste evento.

“Termos um castelo ‘vestido’ de gaming é bastante diferenciador”, comentou o obidense, que participa noutros eventos do género dentro e fora do país.

Na apresentação desta segunda edição estiveram Pedro Tim e Salvador Galeão, que demonstraram a sua satisfação por voltarem a participar no Óbidos Vila Gaming.

“Óbidos é, sem dúvida, um exemplo para outros municípios. Estes eventos para os mais jovens deviam existir mais e em mais locais”, salientou Pedro Tim.

Salvador Galeão recordou a sua experiência na primeira edição, em que acabou por participar todos os dias por ser tão perto de casa e pela qualidade de tudo o que aconteceu. “Este é realmente um evento especial”, dando os parabéns ao município de Óbidos por esta aposta.

“Game Dev Sessions”

O Parque Tecnológico de Óbidos vai ser palco das “Game Dev Sessions”, centrado no debate sobre a indústria dos videojogos.

Este será um evento da indústria para a indústria, com talks, workshops, showcases e networking. Os workshops acontecem de 6 a 10 de maio, sendo que as talks terão lugar durante todo o dia, a 10 de maio.
Pelo meio, os interessados em trabalhar neste setor de futuro poderão apresentar os seus portefólios para um possível recrutamento e ainda jogar os diversos jogos disponíveis no showroom.
Segundo Tiago Colaço, curador da Game Dev Sessions, vão estar presentes personalidades influentes de créditos firmados neste setor, os quais vão falar “dos bastidores e do negócio de um setor que já supera largamente a indústria do cinema e da música, gerando milhões de euros em todo o mundo”.
O responsável sublinhou também os diversos workshops que vão acontecer “e que vão abranger várias faixas etárias e várias temáticas, que vão do ‘game design’, à criação de um ‘storyboard’, ou de um plano de investimento”.
Miguel Silvestre, diretor executivo do Parque Tecnológico de Óbidos, explicou que “o objetivo é criar um ecossistema nesta área no parque”.

Para os interessados em participar, haverá um autocarro a fazer o percurso entre Óbidos, Caldas da Rainha e o Parque Tecnológico. Esta edição marcará também o lançamento oficial do Observatório de eSports, criado para que “consigamos ter mais informação e mais conhecimento sobre o setor, que é gigante a nível mundial”, adiantou Miguel Silvestre.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.