Nesta edição de uma das provas com mais mítica no calendário nacional master participaram 180 atletas em representação de 13 equipas nacionais.
A equipa da Ribafria participou nesta competição com 12 ciclistas da sua formação (João Letras, Jorge Letras, Paulo Simões, Jorge Marques, Raul Ribeiro, Paulo Pereira, Ricardo Sequeira, Hélder Loureiro, Humberto Pereira, Fábio Aguiar, Hélder Azevedo e Luis Teixeira).
A primeira etapa e início da volta (107,3 km) teve lugar a 12 abril com partida em Almodôvar e chegada ao Alto Santa Clara a Nova.
A partida para a etapa foi dada as 14h30, com o pelotão a rodar sempre a grande velocidade e no primeiro prémio de montanha do dia, o pelotão sofreu uma grande fragmentação.
A passagem do segundo prémio de montanha do dia, e já com cerca de 70 km percorridos, deu-se uma fuga de 3 atletas, com a equipa do CRP Ribafria a assumir anulação da fuga.
Com a fuga anulada deu-se novo contra-ataque no pelotão de dois atletas, os quais entraram nos últimos 3 km com cerca de 15 segundos de vantagem sobre o grupo perseguidor, onde estavam 3 atletas do CRP Ribafria.
Os fugitivos apenas foram alcançados já em cima da meta, por um atleta do grupo perseguidor que viria a ganhar a etapa, tendo o João Letras do CRP Ribafria fraquejado na subida e cortado a meta em 11º lugar.
A segunda etapa decorreu na manhã de 13 abril, composta por 68 km, com partida na localidade de Rosário e chegada a Corte Zorrinho.
A corrida rodou sempre a grande velocidade, com vários ataques da equipa do CRP Ribafria e da equipa do 2º classificado, mas que nunca surtiram efeito, tendo a etapa terminado ao Sprint, com João Letras a vencer a etapa.
A terceira e última etapa decorreu na tarde de 13 de abril, no circuito de Santo Amaro, o qual é composto por 10 voltas de 4,5 km.
A equipa do CRP Ribafria, partiu com o intuito de tentar atacar e fracionar a equipa do líder criando uma fuga.
Logo na segunda volta a equipa do CRP Ribafria “perdeu” o seu atleta Helder Azevedo, que quando estava na frente do pelotão e foi vítima de queda.
Durante todo o circuito o camisola amarela não mostrou fragilidades, vindo a corrida a acabar ao sprint, com o camisola amarela a vencer a etapa e o João Letras a cortar a meta em segundo lugar.
A equipa do CRP Ribafria saiu de Almodôvar com a vitória na segunda etapa, um 8 lugar a geral individual e o 2º lugar coletivamente.