emissão em direto

Semana Santa em rede europeia de celebrações

Óbidos aderiu à Rede Europeia das Celebrações da Semana Santa e da Páscoa, o que é um reconhecimento da “importância e a qualidade dos seus cerimoniais religiosos e culturais”, afirma Margarida Reis, vereadora da cultura da Câmara Municipal de Óbidos.

Óbidos aderiu à Rede Europeia das Celebrações da Semana Santa e da Páscoa, o que é um reconhecimento da “importância e a qualidade dos seus cerimoniais religiosos e culturais”, afirma Margarida Reis, vereadora da cultura da Câmara Municipal de Óbidos.

Ao tornar-se membro efetivo desta rede, “Óbidos não só se integra numa plataforma que promove a sua tradição a nível europeu, mas também abre oportunidades de colaboração e intercâmbio com outras localidades com tradições semelhantes, aumentando potencialmente o fluxo de turistas interessados nestas celebrações”, explica a autarca.

Este projeto resulta de uma candidatura das Paróquias de Óbidos, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia e da Câmara Municipal de Óbidos. Luís Beja, doutorando na Universidade do Minho em Estudos Culturais, está, atualmente, a desenvolver a sua tese sobre as “Celebrações da Semana Santa de Óbidos” e tem acompanhado e impulsionado o processo de integração de Óbidos na Rede Europeia das Celebrações da Semana Santa e da Páscoa.

Um dos momentos mais destacados destas celebrações é o Auto do Descimento da Cruz, uma representação teatral. Nos últimos anos, a última vez que esta celebração aconteceu foi em 2014. Este ano, acontece sexta-feira Santa, às 17h30, na Praça de Santa Maria.

Consiste numa “teatralização religiosa” representando a retirada do Senhor da Cruz. Esta teatralização conta com cerca de 30 personagens, entre os quais se contam soldados romanos, amigos de Jesus, as Marias, São João e Nossa Senhora. Quando se desce a imagem, caminha-se em procissão carregando Cristo até à Igreja da Misericórdia.

Por volta das 21h30 tem início, na mesma Igreja, a Procissão do Enterro do Senhor que, à luz de archotes, percorre a vila, levando o Senhor até ao sepulcro.

A Semana Santa de Óbidos continua a apostar também na componente cultural. À semelhança de outros anos, há diversos concertos de música clássica, essencialmente de teor religioso, no Santuário do Senhor Jesus da Pedra, com entradas livres.

Tal como aconteceu no ano passado, serão realizados tapetes de flores na rua, que remetem para esta quadra, com imagens alusivas à Semana Santa. Assim, a rua da Farmácia irá contar com 12 painéis com vários símbolos religiosos e um grande painel com uso da técnica de sal colorido e flores na Porta da Vila.

Últimas Notícias

Bombeiros não querem ser associados a elemento participante em “reality show”

Os Bombeiros Voluntários do Bombarral emitiram um comunicado, assinado pelo comandante, Pedro Lourenço, e pelo presidente da associação humanitária, Vítor Garcia, em que repudiam ser associados a atitudes por parte de um dos seus elementos, Tiago Rodrigues, que esteve a participar no programa “Era uma vez na Quinta”, transmitido na SIC.