Loja do Cidadão é o principal investimento em 2022

A Loja do Cidadão é a principal novidade do orçamento da Câmara Municipal do Bombarral para 2022, com 1,5 milhões de euros inscritos.

A Loja do Cidadão é a principal novidade do orçamento da Câmara Municipal do Bombarral para 2022, com 1,5 milhões de euros inscritos.

Dos 14,1 milhões de euros do orçamento, destacam-se os investimentos na reabilitação das instalações do antigo Instituto da Vinha e do Vinho (1,2 milhões de euros), do Palácio Gorjão (950 mil euros) e do “Caminho das Escolas” (770 mil euros), assim como a construção de novos armazéns municipais (645 mil euros).

Comparando os orçamentos de 2021 e 2022, o do próximo ano prevê um aumento de 2,8 para 3,1 milhões de euros das receitas de capital, graças ao financiamento comunitário obtido para os projetos prioritários para 2022, refere a agência Lusa.

As receitas correntes sobem de 9,9 para 10,4 milhões de euros, com a principal rubrica dos impostos diretos a aumentar de 2,3 para 2,6 milhões de euros, apesar de ter sido aprovado manter em 2022 as taxas aplicadas em 2021, à exceção do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

A Assembleia Municipal aprovou baixar a taxa de IMI a aplicar sobre prédios urbanos de 0,32% para a taxa mínima de 0,30%. A taxa de IMI para prédios urbanos pode variar entre os 0,3% e os 0,45%, cabendo aos municípios fixar o valor entre este intervalo.

Contudo, o Município espera manter a mesma receita do IMI (1,4 milhões de euros), da participação no IRS (310 mil euros) e da derrama (1 milhão de euros), enquanto a receita do Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis deverá aumentar de 580 para 820 mil euros.

A autarquia prevê aumentar as despesas correntes de 8,7 para 9,2 milhões de euros, com a subida previsível dos gastos com pessoal.

O Orçamento e as Grandes Opções do Plano de Atividades para 2022 foram aprovados na Assembleia Municipal com 16 votos a favor, sete contra e uma abstenção.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.