Isabel Pereira Rosa apresenta livro “Foz – Uma história da pandemia”

Está de regresso ao Cadaval a iniciativa Primavera de Livros, com diversas atividades de incentivo à leitura e de comemoração do mês do livro. No próximo sábado, pelas 15h00, a Biblioteca Municipal recebe a escritora Isabel Pereira Rosa, para um encontro em torno do seu mais recente livro, intitulado “Foz – Uma história da pandemia”.

Está de regresso ao Cadaval a iniciativa Primavera de Livros, com diversas atividades de incentivo à leitura e de comemoração do mês do livro. No próximo sábado, pelas 15h00, a Biblioteca Municipal recebe a escritora Isabel Pereira Rosa, para um encontro em torno do seu mais recente livro, intitulado “Foz – Uma história da pandemia”.

A apresentação do novo trabalho da autora, professora reformada natural da Tojeira (Vilar, Cadaval), contará não só com a presença da própria como também com a especial participação dos médicos pneumologistas Paula Cravo e António Meleiro.
Isabel Pereira Rosa, nascida em 1954, reside atualmente na Foz do Arelho. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, e especializou-se em Ciências de Educação, na Área de Educação Especial, na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação de Lisboa.
Trabalhou em importação/exportação, traduziu livros e foi professora de língua portuguesa, de inglês e de ensino especial, em várias escolas do país.
Em 1998, publicou o livro de ficção “Folhas Soltas”, numa edição SOL XXI, e em 2000, o livro infantil “O Tesouro da Serra de Montejunto, edição da LeaderOeste.
Seguiu-se, em 2003, “Sozinho (s)em Casa”, publicação também infantil, edição da Câmara Municipal do Cadaval, e em 2009, “Memórias de uma Professora”, pela Chiado Editora.
Em 2011, edita o romance “A Substância do Tempo”, também pela Chiado Editora, prosseguindo, em 2014, com “Diário da minha Loucura”, pela Lua de Marfim.
Em 2015, edita “Uma pedra contra o peito”, pela Althum.com, e, em 2019, chega “Parkinson, meu amor”, a cargo da editora Textiverso. Publicou ainda vários contos e poemas, em boletins, revistas literárias e antologias.
Na rede social Facebook, publica regularmente excertos das suas obras, na página Isabel Pereira Rosa – Poesia e Prosa, e poesia e contos no site brasileiro “Palavra”.
Em 1987, recebeu o 1.º prémio do Concurso Literário Biblioteca da Nazaré, com o conto “Norte”; em 2009, recebeu uma menção honrosa, com o conto “Idade não é Velhice”, nos VII Jogos Florais de Avis, e, em 2019, foi-lhe atribuída uma menção honrosa pela “Ode a Póvoa de Varzim”, no concurso Literário Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’Escritas.
Em 2017, integrou os júris do Prémio Literário Fernanda Botelho (Cadaval) e do Concurso Nacional de Leitura, fase regional.
Em 2021, chega então o seu mais recente romance, “Foz – Uma história da pandemia” (Astrolábio Edições).

Últimas Notícias

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.