João Almeida atingiu o segundo lugar na Volta a Itália

Antes do segundo dia de pausa na Volta a Itália, o ciclista caldense João Almeida subiu ao segundo lugar, consequência da prestação na nona etapa, na qual terminou na quinta posição.

Antes do segundo dia de pausa na Volta a Itália, o ciclista caldense João Almeida subiu ao segundo lugar, consequência da prestação na nona etapa, na qual terminou na quinta posição.

Os 191 quilómetros entre Isernia e Blockhaus, no passado domingo, foram percorridos pelo corredor da (UAE Emirates) em 05:34.44 horas, com o mesmo tempo do vencedor, o australiano Jai Hindley (BORA-hansgrohe), que ganhou ao sprint num grupo em que estavam o francês Romani Bardet (DSM), o equatoriano Richard Carapaz (INEOS) e o espanhol Mikel Landa (Bahrain-Victorious).

“Estava a sofrer imenso, mas consegui dar a volta ao problema. Estou feliz por acabar no grupo da frente. Encontrava-me no limite mas olhei em redor e vi que todos também estavam a lutar”, confessou o ciclista de A-dos-Francos.

O jovem de 23 anos deixou o oitavo lugar e está agora atrás do camisola rosa, o espanhol Juan Pedro López (Trek-Segafredo), que conseguiu segurar a liderança ao terminar no décimo quinto posto, 01.46 minutos depois do primeiro grupo, ficando com a vantagem reduzida para doze segundos sobre João Almeida, catorze sobre Romani Bardet e quinze sobre Richard Carapaz.

Nesta segunda-feira, o pelotão da 105.ª edição do Giro vai beneficiar do segundo dia de descanso da corrida, antes de enfrentar os 196 quilómetros da décima etapa, entre Pescara e Jesi, num percurso praticamente plano, apenas com duas contagens de montanha de quarta categoria.

João Almeida acabou os três primeiros dias da prova, ainda em solo húngaro, em décimo primeiro. O neerlandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) segurava a liderança da geral individual e o corredor das Caldas da Rainha estava a 29 segundos.

Ao terminar a quarta etapa no décimo lugar, passou para o oitavo da geral, a dois minutos de Juan Pedro López, que se tornava o novo líder. A etapa no Monte Etna, de 172 quilómetros, foi ganha pelo alemão Lennard Kamna (BORA-hansgrohe).

Na quinta etapa, entre Catania e Messina, na distância de 174 quilómetros, João Almeida ganhou dois segundos num sprint bonificado e subiu para o sétimo lugar da geral, a 01.58 do líder. A etapa foi ganha pelo francês Arnaud Démare (Groupama-FDJ) e o caldense ficou em 66º, com o mesmo tempo do vencedor.

Na sexta etapa, entre Palmi e Scalea (Riviera dei Cedri), ao longo de 192 quilómetros, a vitória foi novamente para Arnaud Démare. João Almeida continuava no sétimo lugar.

João Almeida fechou a sétima etapa no oitavo lugar e mantinha o sétimo posto na classificação geral, após cumpridos os 196 quilómetros entre Diamante e Potenza. O ciclista cortou a meta integrado no grupo dos principais favoritos, a 2’59 do vencedor, o neerlandês Koen Bouwman, da Jumbo-Visma.

Na oitava etapa, de 153 quilómetros, com início e chegada à cidade de Nápoles, João Almeida terminou no oitavo lugar, num dia em que Thomas De Gendt (Loto-Soudal) foi o vencedor. O caldense mantinha-se a 01.58 de Juan Pedro López mas caía um posto na geral.

O vencedor será consagrado dia 29 de maio, após concluídas 21 etapas e 47 contagens de montanha.

Últimas Notícias

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.