“Happening” levou Agrupamento Raul Proença ao coração da cidade

“Happening” foi como se designou a iniciativa do Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP) que juntou mais de 600 professores e alunos no centro da cidade das Caldas, no dia 14 de maio. Foram dinamizadas várias atividades relativas à comemoração do 50º aniversário do antigo Liceu, da passagem dos 40 anos de funcionamento da Escola Secundária de Raul Proença e dos 10 anos de existência do AERP.

“Happening” foi como se designou a iniciativa do Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP) que juntou mais de 600 professores e alunos no centro da cidade das Caldas, no dia 14 de maio. Foram dinamizadas várias atividades relativas à comemoração do 50º aniversário do antigo Liceu, da passagem dos 40 anos de funcionamento da Escola Secundária de Raul Proença e dos 10 anos de existência do AERP.

São dez anos em que onze estabelecimentos de ensino pré-escolar, básico e secundário caminham juntos, “norteados pela empatia, pela motivação, pelo conhecimento”.

A iniciativa, que se juntou às Festas da Cidade, iniciou-se na noite de 13 de maio, no Céu de Vidro, com o Auto da Fundação das Caldas da Rainha, dinamizado pelo Núcleo de Teatro Raul Proença.

Dança, música, canto, poesia, exposições, xadrez, mercadinho, foram algumas das atividades dinamizadas pelos alunos e professores na manhã do passado sábado. O Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e o Clube de Programação e Robótica do AERP estiveram também representados no evento Happening.

“Trazer a escola à rua, partilhar saberes, celebrar juntos a vida de uma instituição alicerçada nas conquistas alcançadas e com visão de futuro”, foram os objetivos do evento. 

Em todas as ruas e praças do centro da cidade existiam iniciativas culturais, desportivas e científicas ou de puro entretenimento que mostraram a pujança do projeto educativo do AERP. Havia eventos para todos os gostos.

João Silva, diretor do agrupamento, salientou que “aquilo que está a acontecer na cidade é aquilo que fazemos no estabelecimento de ensino”. Mais do que os rankings e preparação para os exames, a escola é também arte, desporto e missão”, afirmou.

O responsável manifestou orgulho dos alunos que “estiveram a dinamizar as atividades, interagindo com o público”.

Segundo o diretor, essencial para o sucesso deste evento foi, também, a presença dos parceiros, como a Escola Vocacional de Dança de Caldas da Rainha, Conservatório de Caldas da Rainha, Academia de Música de Óbidos e a Associação de Pais e Encarregados de Educação do AERP).

O responsável contou que o Happening Raul Proença foi preparado há cerca de um ano para comemorar o aniversário e que a autarquia deu apoio logístico. João Silva revelou que poderá ser uma iniciativa a repetir.

happening 2
Robótica

O presidente da Câmara, Vitor Marques, que esteve presente no evento, destacou o envolvimento de toda a comunidade escolar e a partilha com a população da cidade. “Trazer à rua e mostrar o que existe na escola e motivar os jovens nas ações faz com que eles no futuro possam ser mais participativos”, referiu.

A iniciativa contou com a participação massiva de alunos, dos diferentes áreas e níveis de escolaridade, bem como de muitos educadores, professores e outros profissionais do Agrupamento, num envolvimento que bem espelha “o dia a dia de cada interveniente na sua missão”.

Últimas Notícias

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.